SANSÃO SE-SUICIDOU?

A bíblia diz que os homicidas, não faz parte do reino de Deus.  Como ficou a situação de sansão, ele vai ser salvo? Vai habita com os salvos?

Resposta.

 Existem vários exemplos de suicídio na Bíblia, como o caso de Saul em 1 Samuel 31.4, Judas (Mt 27.5; At 1.18) e Abimeleque (Jz 9,54), mas nenhum deles foi aprovado por Deus. No entanto, Sansão cometeu suicídio aparentemente com o consentimento do Senhor.

Sansão não pôs fim à sua própria vida; ele sacrificou-se pelo seu povo. Existe uma grande diferença.

Saul escolheu a morte, dizendo: "para que porventura estes incircuncisos não venham e me traspassar e escarnecer de mim" (1Sm 31.4).

Abimeleque buscou a morte e disse ao seu escudeiro: "mata-me, para que não se diga que uma mulher me matou" (Jz 9.54).

Judas tirou a sua própria vida em Mateus 27:5, "foi-se enforcar", e em Atos 1.18 diz que ele "precipitou-se".

O suicídio é um ato de "autoeliminação". O que Sansão fez foi sacrificar a sua vida pelos outros - pelo seu povo. O ato de Sansão foi uma forma de auto sacrifício, assim como o ato de Cristo, quando ele disse: "o bom pastor dá a vida pelas ovelhas" (Jo 10.11), ele sabia que se fosse para Jerusalém seria morto. De fato, "ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos" (Jo 15.13). Sansão pediu permissão a Deus para morrer e orou: "Morra eu com os filisteus" (Jz 16.30).

O soldado que se atira sobre uma granada para salvar a vida de seus companheiros não está cometendo suicídio; ele está sacrificando a sua vida pelos outros. Certa vez, um pai saiu para pescar com seu filho, e quando o barco começou a pegar fogo, ele percebeu que seu filho estava no porão do barco. Ele pensou: "Se eu pular do barco, vou me salvar, mas meu filho morrerá". Então ele desceu até o porão e conseguiu salvar seu filho, mas acabou gravemente ferido e não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer; ele deu a sua vida pelo seu filho, portanto não foi um suicídio. Quem ama dá a sua vida: "dou a minha vida" (Jo 10.15).

Paulo deixou isso evidente no seu grande capítulo acerca do amor. "e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará" (1Co 13.3).

Cristo não cometeu suicídio, tendo ele vindo para "dar a sua vida em resgate por muitos" (Mc 10.45).

Embora a Bíblia não contenha um texto específico que declare explicitamente que Sansão foi salvo, sua história pode ser interpretada de maneira a sugerir que ele será incluído entre os salvos na mesa com Abraão, Isaque e Jacó, como mencionado em Mateus 8:11(GEISLER 1999).[i]



[i] GEISLER, Norman e Thomas Howe. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia. Tradução: Milton Azevedo Andrade. Editora: Mundo cristão, SP. 1999.


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DESVENDANDO ATOS 9.7 e 22.9

Os soldados que estavam com Paulo ouviram o som da voz, mas não entenderam as palavras que Jesus falou com ele. Isso é mencionado em Atos 9.7: "Os homens que viajavam com ele pararam em silêncio, ouvindo a voz, mas sem ver ninguém." Mais tarde, em Atos 22.9, Paulo relembra o evento, afirmando que os homens que estavam com ele viram a luz, mas não ouviram a voz daquele que falava com ele. 

Os soldados que estavam com Paulo ouviram ou não ouviram o que Jesus falou com PAULO? Atos 9.7 e 22.9.

No primeiro caso, os soldados (acompanhantes) de Paulo "ouviram a voz", enquanto no segundo caso, referindo-se ao mesmo acontecimento, está registado que eles "não ouviram a voz".

Resposta:

No momento em que Jesus apareceu a Saulo no caminho de Damasco, rodeando-o de uma luz e dizendo-lhe: "Saulo, Saulo, por que me persegues?", os soldados ouviram a voz, mas não viram a pessoa (At 9.7.)  Texto de Atos 22.9, segundo algumas traduções como, por exemplo, a Versão da Imprensa Bíblica Brasileira e a edição em espanhol de Casiodoro de Reina, 1569 (revisada em 1602, 1909 e 1960, pela SBB), registram: "...mas não entenderam a voz..."; em vez de "...não ouviram a voz..."; na versão do Pont. Inst. Bíbl. "de quem falava comigo". A tradução alemã de Leander van Ess: "Pois ouviram deveras o som, mas não viram ninguém" (versão de Huberto Rohden). A Versão brasileira traduz isso de modo a mostrar que os homens ouviram a voz, mas não ouviram "as palavras de quem" falava com Paulo. A Tradução do Novo Mundo diz que os homens ouviram "o som duma voz", mas "não ouviram (ouviram com entendimento, margem da ed. ingl. Revisão 1986) a voz daquele que falava" com Paulo.

Em Atos 26.13,14, são fornecidas mais informações, como o fato de que a luz também envolveu os companheiros de Saulo. Paulo afirma que uma voz falava em hebraico. Os soldados que estavam com Paulo eram romanos e o idioma deles era o grego, que era a língua comum daquela época. Em resumo, a primeira declaração é que eles ouviram um som; a segunda é que não entendiam o que estava sendo dito, exatamente porque a língua que Cristo falou com Paulo foi hebraica. Como se pode ver, os textos não se contradizem.


QUAL O NOME DO SOGRO DE MOISÉS?

O nome do sogro de Moisés é Jetro, OU Reuel. Ele é mencionado tanto em Êxodo 2:18 quanto em Êxodo 3:1.

Resposta.

Davis afirma que o nome Reuel, que significa "amigo de Deus", é realmente o nome do sogro de Moisés. Reuel é mencionado em Êxodo 2.18, enquanto Jetro é mencionado no capítulo 3 do mesmo livro. Segundo essa perspectiva, Jetro seria um título honorário pertencente a ele. (DAVIS, 2005, p. 512).

Alguns comentaristas sugerem que Jetro era na verdade o filho de Reuel, que o sucedeu em seu papel como príncipe e sacerdote de Midiã. Esses comentaristas argumentam que Zípora, mencionada como esposa de Moisés, era na verdade irmã de Jetro. Consequentemente, a palavra "chothen" deveria ser traduzida como "genro" neste contexto, como observado em outros trechos bíblicos como Gênesis 34.9, Deuteronômio 7.3 e Josué 23.12, onde ela denota afinidade através do casamento (CLARKE, pp. 216,217).

Champlin (2001, p.310) fornece uma explicação sobre esse texto. Ele observa que na Septuaginta o nome dado é Jetro, enquanto o original hebraico só menciona esse nome em Êxodo 3.1. No versículo 18 do mesmo capítulo, outro nome é atribuído a esse homem, Reuel. Em Êxodo 18.12, Jetro é referido como o "sogro" de Moisés. No entanto, em Números 10.29 e Juízes 4.11, esse mesmo homem é chamado de Hobabe. Em Números 10.29, Hobabe é identificado como filho de Reuel, enquanto Reuel é mencionado como o sogro de Moisés. Os estudiosos têm tentado explicar essas discrepâncias, mas não há uma solução clara para a questão. Alguns sugerem que Jetro e Reuel são nomes diferentes para o mesmo indivíduo, enquanto outros propõem que um poderia ser o pai do outro. Não há consenso definitivo sobre essa questão, e alguns eruditos consideram mais lógico que Reuel seja o pai de Jetro. Champlin oferece artigos separados sobre cada um desses nomes, nos quais detalha o problema e fornece informações adicionais.



DAVIS, J. D. (2005). DICIONÁRIO DA BÍBLIA (16® EDIÇÃO ed.). (R. J. BRAGA, Trad.) Hagnos.

CLARKE, Adam. Comentário Bíblico dos Pentateucos vl 1. Nova Edição, Traduzido da Internet por José Roberto Oliveira.

CHAMPLIN, Russel. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo - vol. (TODOS NT). São Paulo: Candeia, 1998.

SE EM 1 JOÃO 4.12 DIZ QUE NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS

Exemplo:

PÉS: Gênesis 3.8 - "Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia..."

Deuteronômio 23.14 - "Porquanto o SENHOR, teu Deus, anda no meio do teu arraial..."

ROSTO: Êxodo 33.11 - "O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo..."

MÃO: Êxodo 33.22 - "E acontecerá que, quando a minha glória passar, te porei numa fenda da penha e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado".

COSTAS: Êxodo 33.23 - "E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá".

Resposta:

Estas passagens não se contradizem. Deus assumiu uma forma física em certas ocasiões para se comunicar com sua criação. E as pessoas mencionadas não viram realmente a essência de Deus, mas sim uma representação física Dele. Por natureza, Deus é espírito. "Deus é Espírito..." (João 4.24). Ao observar os textos mais detalhadamente, vemos que:

 

Adão e Eva não viram os pés de Deus, o texto diz: "Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim..." (Gn 3.8). Aqui não menciona que eles viram os pés, mas sim que ouviram os passos. Em algumas traduções, este texto é interpretado como "ouviram a voz do SENHOR".

ROSTO. Êxodo 33.11 "O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo...". Este texto também não afirma que Moisés viu a face de Deus, mas sim que ouvia a voz Dele, como se uma pessoa estivesse falando diretamente com ele - Moisés. No verso 18, Moisés pede para ver a glória de Deus, e Deus compreende o pedido e responde: "...Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá" (Ex 33.20).

COSTAS. Êxodo 33.23 "Quando eu retirar a minha mão, verás as minhas costas, mas o meu rosto não será visto". Neste momento, Deus assumiu uma forma física. No entanto, o que Moisés viu não foi a essência de Deus, como Paulo afirmou: "o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!" (1Timóteo 6.16). "Ninguém jamais viu o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; somente ele viu o Pai" (Jo 6.46). "Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigénito, que está no seio do Pai, é quem o revelou" (Jo 1.18).

 Os 70 anciãos viram a Deus Moisés e Aarão, Nadabe e Abiú, e os setenta anciãos de Israel subiram e viram o Deus de Israel. Debaixo dos seus pés havia como que um pavimento de pedra, como a cor do céu na sua claridade (Êx 24.9-10 "NVI"), viram o esplendor da sua glória e abaixo da glória, um brilho azul semelhante ao céu. 

JESUS TEVE IRMÃOS?

jesus teve irmão

Resposta.

De acordo com a Bíblia, Jesus teve quatro irmãos (Tiago, José, Simão e Judas) e também algumas irmãs (Mt 12.46-50; 13.55-56; Jo 2.12; 7.3-10; At 1.14; 1Co 9.5; Gl 1.19). Devido ao mito de que Maria foi uma virgem perpétua, surgiu a teoria de que esses "irmãos" de Jesus na verdade eram apenas primos. Essa explicação é conveniente, mas vai contra a evidência. A palavra "irmão" em hebraico "ach" e em grego "adelphos" é usada 346 vezes no Novo Testamento e nunca significa "primo". Havia uma palavra para primo, "anepsios", usada em Colossenses 4.10, mas não é a que foi usada nos textos acima. É verdade que a palavra "irmão" é usada para a irmandade espiritual, mas sempre que "irmão" é usada no Novo Testamento para uma relação de família física, ela simplesmente significa irmão. Se "irmão" significasse primo, em Lucas 8.19-21, Jesus estaria dizendo que sua mãe e seus "primos" eram aqueles que ouvem a palavra e a cumprem..

Toda esta polémica é resultado de uma tendência para atribuir a Maria uma honra indevida. Muitos acreditam que Maria tinha e ainda tem uma influência especial sobre Jesus, e que ela pode ser uma mediadora entre nós e Jesus. No entanto, é importante notar quantas vezes, na Bíblia, Jesus mostrou que Maria não tinha um poder especial para influenciá-lo.

1. Quando disseram a Jesus que a sua mãe e irmãos estavam à sua procura, ele respondeu que considerava como sua mãe e irmãos verdadeiros aqueles que o obedecem (Mt 12.46-50; Mc 3.31-35; Lc 8.19-21).

2. Quando a mãe de Jesus sugeriu que a falta de vinho no casamento seria uma boa oportunidade para ele se declarar como o Messias, ele recusou a sugestão, dizendo: "Mulher, que tenho eu a ver contigo? Ainda não chegou a minha hora" (Jo 2.4).

3. Quando uma mulher na multidão disse a Jesus: "Bem-aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram", Jesus respondeu: "Antes bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam". Paulo concluiu em 1 Timóteo 2.5 que há "um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus"..

Maria parece ter sido uma mulher virtuosa, uma seguidora fiel (Atos 1.4). No entanto, ela não possui nenhum poder especial para influenciar Jesus e não era uma virgem perpétua, como também é mencionado em Mateus 1.25, que diz: "E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe o nome de JESUS". O termo "não a conheceu" no grego "ginwskw ginosko" é uma expressão idiomática judaica para relação sexual entre homem e mulher (veja Gênesis 4.1). Outra palavra a ser considerada é "primogênito" (Lc 2.7), no grego "prwtotokov prototokos", que significa nascer primeiro, primeiro filho, homem ou animal - a Bíblia usa principalmente o termo primogênito para se referir ao filho mais velho de um casal. No entanto, o termo também pode ser usado para se referir à filha mais velha (primogênita) e à primeira cria de um animal (Gn 29.26; Lv 27.26). Se Jesus fosse o único filho de Maria, os textos de Mateus 1.25 e Lucas 2.7 teriam usado a palavra "unigênito", que significa o único gerado. Quando esta palavra é usada para se referir a Jesus nos textos bíblicos, ela indica que "Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito ("monogenhv monogenes"), que está no seio do Pai, esse o revelou" (Jo 1.18, cf. João 3.16; 1João 4.9), indicando que Ele é o filho unigênito de Deus, e não de Maria..

Outro texto para analisar é Lucas 2.22-23: "Depois de cumprirem tudo o que a Lei de Moisés exigia, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor", v. 23. "conforme o que está escrito na lei do Senhor: 'Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor' (cf. Êxodo 13.2). Ao ler os textos do Evangelho de Lucas, percebemos que Jesus era o primogênito de Maria e José. Isso poderia implicar que Maria e José tiveram mais filhos depois do nascimento de Jesus, mas interpretando o texto literalmente, Jesus não seria o único Filho. Alguns teólogos católicos interpretam este texto de forma errada, questionando como Maria poderia ter outros filhos em apenas oito dias, já que ela levou o Filho Primogênito para ser apresentado segundo a lei mosaica e não teria dado à luz outros filhos durante esse período. É verdade que em apenas oito dias, Maria e José não poderiam ter tido mais filhos. Lucas usou a palavra Primogênito porque, quando ele escreveu, Jesus não apenas já tinha irmãos, mas também já tinha sido morto e ressuscitado. Ele relatou o que tinha acontecido, e não o presente. Se Jesus não tivesse outros irmãos, Lucas teria usado a palavra "unigênito" em vez de "primogênito", pois ele conhecia as leis e sabia que não era apenas o primogênito que seria apresentado, mas sim todos os primeiros filhos (Lv 12.1-8).

Jesus foi criado em uma família com pai, mãe, irmãos e irmãs Marcos 6.3.

PODEMOS CONFIAR NO HOMEM (OUTRO)?

A Bíblia diz: "Maldito o homem que confia no homem..." (Jeremias 17:5 ) e Salmos 118.9. "É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes". Vamos analisar à luz da Bíblia.

Note-se que, em seguida, na parte "b" do versículo, ele diz: "...e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jeremias 17.5 ARC). Na tradução NBV (linguagem de hoje da editora mundo cristã), v. 5 - "O Senhor diz: Maldito é o homem que confia nas suas próprias forças e na capacidade humana, afastando o seu coração do Senhor". Provérbios 28.26 diz: "O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará".

O salmista não estava dizendo para não confiar no homem, ele estava dizendo que  "melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar [refúgio] no homem"  (Na tradução ARA). Veja na NBV v. 8 - "É melhor confiar na proteção do Senhor do que confiar no homem". Na NTLH (Nova tradução linguagem de hoje), Salmo 118.8 diz: "É melhor confiar no SENHOR do que depender de seres humanos". É exatamente o que ele estava dizendo: que nós precisamos depender de Deus e não do Homem.

A Bíblia deixa claro que devemos confiar no nosso irmão (Homem). 2 Timóteo 2.2: "E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros". Veja ainda (2Tm 1.13; Sl 101.6)..