DIA DA BÍBLIA

DIA DA BÍBLIA

PARA A SEMANA DA BÍBLIA


VAMOS FALAR do livro que é sobre todos os Livros.


Se eu a coloco (a Bíblia) abaixo de todos os livros, ela é a que mantêm todos eles, se eu a coloco no meio dos outros  

livros, ela é a coração desses livros, e se eu a coloco em cima dos outros

livros, ela é a cabeça e autoridade de todos os livros em minha biblioteca.



Ela fechada é o

livro mais perfeito

Ela de encontro ao

peito é honroso carregar

Ela aberta é deus

falando aos homens

Ela na boca é

desejado manjar

Lá na instante se ela

estiver em cima é a coroa dos livros e se no meio o coração

Se ela estiver lá em

baixo da instante dos outros livros ela é a sustentação

(Chagas Sobrinho).



Lembro de um homem tem costumava dizer nos cultos: Quem é
maior do que Deus? Alguém num corpo da igreja dizia: ninguém. Ele respondia
tem: a sua palavra. CONFIRA: Jr 1.12; Mt 24.35.


DIA DA BÍBLIA


Temos duas datas: 30 de setembro para os católicos e segundo domingo de dezembro para os
protestantes.

Católico – “Os católicos celebram o dia da Bíblia em 30 de setembro, em coincidência com a memória de São Jerônimo, que foi o tradutor da Bíblia para o latim. Sua obra é conhecida com o nome de Vulgata.”

Protestantes “No mundo protestante, invés, esse dia é
celebrado no segundo domingo de dezembro. Essa tradição vem da Europa, do
século XVI, quando se dava uma ênfase especial à Palavra de Deus no segundo
domingo do Advento”.

A Bíblia não é ideia de homens, é um projeto de Deus.

Os homens com sua sabedoria que tem, escrevem livros de história, matemática, ciência e poesia, e dizem que a bíblia é um livro assim que foi escrito por homens que
tiveram essa sabedoria e escreveram, pois, a bíblia é um livro qualquer, mas quero dizer a vosso leitor que não. A bíblia é um projeto de Deus. Vejamos o que ela afirma. Esse é um único livro que tem a resposta nela mesmo.

 Ao folhear a bíblia vamos encontra Deus mandando escrever e não o homem que teve a ideia, ao longo de suas páginas afirma-se duas mil e oito vezes que Deus é o Autor. Cerca de 50 vezes essa autoria divina é reclamada pelo próprio Jesus Cristo. E em todo Novo Testamento 225 vezes. E o verbo escrever aparece 453 vezes na Bíblia (sendo 242 vezes no Antigo Testamento; 193 vezes no Novo Testamento)! Portanto Deus manda que seus servos os profetas e discípulos escreva as suas palavras. Confira:  Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que te tenho falando. Jeremias

30.2. Vejamos ainda:

Livro de Êxodo capitulo 17, vamos encontra uma história de uma batalha, esta batalha tanto foi física como espiritual, a parti do verso 4, conta esta história, e no verso 14 “Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro {...}”. Não foi Moisés que teve a ideia de escrever, foi Deus que disse: “Escreve isto para memória num livro”.  Que mais uma prova veja Êxodo 24.12: “Então, disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinares”.

Veja mais uma vez que não é projeto de Moisés, foi Deus que a escreveu. Mais uma prova, no livro de Isaías, mais uma vez, que foi projeto de Deus, e não de homens. Isaías 8.1 “Disse-me também o SENHOR: Toma um grande volume e escreve nele em estilo de homem: Apressando-se ao despojo, apressou-se à presa”. Observe que não foi ideia de Isaías foi Deus que mandou ele escrever, e este livro de Isaías com conhecido como a mini-bíblia pois ele tem 66 capítulos, sendo 39 relacionados ao Velho Testamento e 27 ao Novo Testamento.  Vamos agora Jeremias 30.2 Assim fala o SENHOR, Deus de Israel, dizendo: Escreve num livro todas as palavras que te tenho dito”. 

Não foi ideia de Jeremias, foi Deus quem mandou escrever. Outro profeta que Deus mandou escrever foi Ezequiel, conforme está em Ezequiel 3:1-4: “Depois, me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, e fala à casa de Israel. Então, abri a minha boca, e me deu a comer o rolo. E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então, o comi, e era na minha boca doce como o mel. E disse-me: Filho do homem, vai, e entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras.” Ele comeu a palavra para depois anunciá-la! No Salmo 119:103, o salmista diz: “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca.” A palavra de Deus é o doce mais precioso que existe na terra. Olha o que Deus disse a Ezequiel: coma e depois anuncie a minha palavra. Por esse motivo, Deus manda Habacuque escrever a visão para poder anunciá-la. Em Habacuque 2:2: “Então, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passar correndo.” Não foi ideia de homem, é projeto de Deus. Deus manda Habacuque escrever de forma bem legível, para que quem passar veja a palavra; não é palavra de Habacuque, mas de Deus, ainda que passem correndo. Agora vamos para o Novo Testamento. Em Apocalipse 1:11 está escrito: “que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.” Não foi ideia de João escrever para as igrejas, foi projeto de Deus. É por isso que se ouve o povo chamado puritanos, que tinha o costume, todas as vezes que abriam a Bíblia, de dizer: “Atenção! A boca de Deus está aberta.” Eles pegavam a Bíblia e diziam: “A partir de agora, a boca de Deus está aberta.” É por isso que não é ideia de homem, é projeto de Deus. Na segunda carta a Timóteo 3:16-17, está escrito: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.” Em 2 Pedro 1:21: “porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” A Bíblia tem 40 escritores, mas, só tem um autor: o Espírito Santo. O que inspirou Moisés é o mesmo que inspirou os demais escritores. O próprio Jesus leu, ensinou-a, chamou-a de “A palavra de Deus” e cumpriu-a (Lucas 4:17; 24:44; Marcos 7:13). A Bíblia é a bússola para o crente e o leva aos céus. Em João 5:39-40: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna; e são elas que de mim testificam. E não quereis vir a mim para terdes vida.” (Epifânio, p. 12-14) Já que comemoramos a semana da Bíblia, passe essa mensagem para outros: “A Bíblia não foi ideia de homem, foi ideia de Deus.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe este conteúdo com os seus amigos

Arquivo do blog