SALVAÇÃO E GALARDÃO


um homem em um penhasco sendo resgatado por outro



A palavra grega "swthriva" (σωτηρία) e a palavra hebraica equivalente referem-se
à salvação, que é a expressão abrangente do Evangelho, englobando todos os atos e processos redentores, tais como justificação, redenção, graça, propiciação, imputação, perdão, santificação e glorificação. A facilidade se desdobra em três fases distintas:

O crente foi salvo da culpa e da recompensa do pecado (Lucas 7:50; 1 Coríntios 1:18; 2 Coríntios 2:15; Efésios 2:5, 8; 2 Timóteo 1:9) e está seguro.

O crente está sendo salvo do hábito e domínio do pecado (Romanos 6:14; Filipenses 1:19; Filipenses 2:12-13; 2 Tessalonicenses 2:13; Romanos 8:2; Gálatas 2:19-20; 2 Coríntios 3 :18).

O crente será salvo no sentido de total conformidade com Cristo (Romanos 13:11; Hebreus 10:36; 1 Pedro 1:5; 1 João 3:2). Essa fase da salvação implica alcançar total semelhança com Cristo.

A salvação é um dom gratuito e totalmente desvinculado de obras (Romanos 3:27-28; 4:1-8; 6:23; Efésios 2:8). A ênfase é na graça por meio da fé, sublinhando que a salvação é concedida independentemente de méritos pessoais.

A sequência divina estabelecida é: primeiro a salvação, e então as obras (Efésios 2:9-10; Tito 3:5-8). A salvação não é resultado de obras, mas é seguida por uma vida de boas obras como fruto da transformação interior.

De acordo com as Escrituras do Novo Testamento, Deus oferece salvação aos perdidos como um dom gratuito (João 4:10; Romanos 6:23; Efésios 2:8-9). A salvação é destacada como algo que não pode ser obtido claramente por obras, mas é concedido pela graça de Deus.


Por outro lado, as recompensas são atribuídas com base nas obras (Mateus 10:42; Lucas 19:17; 1 Coríntios 9:24-25; 2 Timóteo 4:7-8;


Apocalipse 2:10; 22:12). Essa distinção ressalta que as ações e o serviço fiel dos crentes resultam em recompensas específicas, que serão entregues por Deus no futuro, especialmente na vinda do Senhor.

Outro ponto de diferenciação é que a salvação é uma possessão presente (Lucas 7:50; João 3:36; 5:24; 6:47), enquanto as recompensas são conquistas futuras, reservadas para serem distribuídas quando o Senhor retornar (Mateus 16 :27; 2 Timóteo 4:8; Apocalipse 22:12). Essa distinção ressalta a natureza graciosa e futura das recompensas, em contraste com a presente posse da salvação.

1 Coríntios 9:17; Daniel 12:3; 1 Coríntios 3:14-15 destaca a questão das recompensas no contexto cristão.

1 Coríntios 9:17 aborda a recompensa no serviço cristão, onde o apóstolo Paulo fala sobre o chamado que recebeu para pregar o evangelho e a responsabilidade associada a isso. A recompensa mencionada aqui refere-se à coroa incorruptível.

Daniel 12:3 fala sobre as sabedorias que brilharão como o fulgor do firmamento e os que conduzem muitos à justiça como as estrelas, para todo o sempre. Essa passagem aponta para uma recompensa eterna e gloriosa reservada para aqueles que conduzem outros à justiça.

1 Coríntios 3:14-15 aborda o julgamento das obras do crente. As obras de alguém serão testadas pelo fogo, e se permanecerem, a pessoa receberá uma recompensa. Se as obras forem queimadas, o crente sofrerá prejuízo, mas ainda assim será salvo, embora como que passando pelo fogo.

Essas passagens ressaltam a diversidade e a natureza específica das recompensas no contexto da fé cristã, indicando que os crentes podem esperar diferentes tipos de recompensas com base em suas obras e fidelidade ao serviço de Deus. 

 


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