DEUS DEU A ISRAEL 78 VITÓRIAS E LIVRAMENTOS DE SEUS INIMIGOS

DEUS DEU A ISRAEL A 78 VITÓRIAS E LIVRAMENTOS DE SEUS INIMIGOS


Frequentemente, quando Israel clamava por ajuda e se arrependia, Deus respondia com misericórdia, proporcionando vitória sobre seus inimigos. Ao longo da história bíblica, diversas ocasiões destacam o triunfo e o livramento que o povo de Deus experimentou ao confiar e obedecer.

  1. Babilônios (Gn 11.31,32; 12.1-6) - Abraão enfrentou grandes desafios ao deixar a Babilônia, seguindo o chamado de Deus para uma terra prometida.

  2. Egípcios (Gn 12.10-20) - Durante sua estadia no Egito, Abraão enfrentou adversidades, mas foi protegido e guiado por Deus.

  3. Babilônios (Gn 14.1-16) - Abraão demonstrou coragem e fé ao liderar uma vitória contra reis babilônicos que haviam capturado seu sobrinho, Ló.

  4. Filisteus (Gn 20) - Abraão teve de lidar com os filisteus, enfrentando situações desafiadoras que testaram sua confiança em Deus.

  5. Filisteus (Gn 26.6-35) - Isaque, filho de Abraão, enfrentou disputas e conflitos com os filisteus, mas prevaleceu ao manter sua fé e perseverança.

  6. Sírios (Gn 31) - Jacó enfrentou desafios significativos com Labão, um sírio, mas Deus o ajudou a superar as dificuldades e a prosperar.

  7. Edomitas (Gn 33.1-17) - Jacó reconciliou-se com Esaú, edomita, após anos de separação e conflito, mostrando o poder do perdão e da restauração.

  8. Cananeus (Gn 25.5) - Abraão enfrentou questões com os cananeus enquanto estabelecia sua família na terra prometida.

  9. Egípcios (Êx 4.1-14.31) - Moisés liderou o povo de Israel na saída do Egito, enfrentando o faraó e seus exércitos, e testemunhando milagres extraordinários.

  10. Amalequitas (Êx 17.8-16) - Israel, sob a liderança de Moisés, derrotou os amalequitas em batalha, com a ajuda divina.

  11. Cananeus (Nm 21.1-4) - Israel triunfou sobre os cananeus, conquistando territórios e avançando rumo à terra prometida.

  12. Amorreus (Nm 21.21-35; Dt 2.26-37) - O povo de Israel venceu os amorreus, mostrando que a obediência a Deus traz vitória.

  13. Povo de Basã (Nm 21.33-35; Dt 3) - Israel conquistou Basã, derrotando o rei Ogue e seus exércitos.

  14. Midianitas (Nm 31) - Israel prevaleceu sobre os midianitas, cumprindo as ordens de Deus e eliminando ameaças ao seu povo.

  15. Jericó (Js 6) - Israel superou os obstáculos aparentemente intransponíveis para conquistar Jericó, obedecendo às instruções divinas e testemunhando o poder de Deus.



  1. Conquista de Ai (Js 8): Após um fracasso inicial, Israel conseguiu triunfar sobre a cidade de Ai, demonstrando estratégia e determinação.

  2. Vitória em Gibeão (Js 10.1-27): Israel enfrentou os inimigos de Gibeão e saiu vitorioso, consolidando sua posição na região.

  3. Derrota de 31 reis de Canaã e aliados (Js 10.28-39; 11.1-12.24): Israel derrotou uma aliança de numerosos reis e seus exércitos, marcando um avanço significativo na conquista de Canaã.

  4. Conquista de Jerusalém (Jz 1.8): Israel tomou Jerusalém dos jebuseus, estabelecendo domínio sobre a cidade.

  5. Enfrentamento com os cananeus (Jz 1.9-20): Israel enfrentou e superou os cananeus em diversas batalhas, ampliando seu território.

  6. Tomada de Betei (Jz 1.22-25): Israel conquistou a cidade de Betei, fortalecendo sua presença na região.

  7. Continuação contra os cananeus (Jz 1.28): Israel manteve sua ofensiva e continuou vencendo os cananeus.

  8. Libertação da opressão mesopotâmica (Jz 3.9-11): Otniel liderou Israel na libertação contra a opressão da Mesopotâmia.

  9. Derrota dos moabitas (Jz 3.15-30): Eúde derrotou Eglom, rei dos moabitas, trazendo alívio ao povo de Israel.

  10. Confronto com os filisteus (Jz 3.31): Shamgar enfrentou os filisteus, protegendo Israel de seus ataques.

  11. Vitória sobre Jabin, rei dos cananeus (Jz 4.4-5.31): Israel, liderado por Débora e Baraque, venceu Jabin e seus exércitos.

  12. Combate aos midianitas e amalequitas (Jz 6.11-7.25): Gideão liderou Israel em uma batalha decisiva contra os midianitas e amalequitas.

  13. Triunfo sobre os midianitas (Jz 8.1-32): Gideão consolidou sua vitória ao derrotar os midianitas definitivamente.

  14. Enfrentamento dos sidônios (Jz 10.12): Israel enfrentou os sidônios, resistindo às suas investidas.

  15. Confronto com os maonitas (Jz 10.12): Israel opôs-se aos maonitas, defendendo seu território.

  16. Vitória sobre os amonitas (Jz 11): Jefter liderou Israel e derrotou os amonitas, garantindo segurança ao povo.

  17. Confrontos com os filisteus (Jz 13-16): Sansão enfrentou os filisteus em várias ocasiões, causando grandes perdas aos inimigos.

  18. Intercessão contra os filisteus (1 Sm 7.9-14): Samuel orou e liderou Israel na vitória contra os filisteus.

  19. Triunfo sobre os amonitas (1 Sm 11): Saul liderou Israel na derrota dos amonitas, mostrando sua força como líder.

  20. Confronto com os filisteus (1 Sm 14.1-46): Jônatas e Saul enfrentaram os filisteus, obtendo importantes vitórias para Israel.



  1. Moabitas (1 Sm 14.47) - Saul obteve vitória sobre os moabitas, consolidando sua liderança militar.

  2. Edom (1 Sm 14.47) - Saul derrotou os edomitas, reforçando o domínio israelita na região.

  3. Zobá (1 Sm 14.47) - Saul conquistou Zobá, expandindo os territórios de Israel.

  4. Amalequitas (1 Sm 14.48; 15.19) - Saul enfrentou os amalequitas, cumprindo parcialmente as ordens divinas.

  5. Filisteus (1 Sm 17) - Davi derrotou Golias e liderou Israel numa vitória significativa contra os filisteus.

  6. Filisteus (1 Sm 18.27) - Davi obteve mais uma vitória ao derrotar os filisteus, consolidando sua reputação como guerreiro.

  7. Filisteus (1 Sm 23.1-5) - Davi enfrentou os filisteus e libertou a cidade de Queila.

  8. Gesuritas (1 Sm 27.8) - Davi atacou e venceu os gesuritas, protegendo os interesses de Israel.

  9. Gersitas (1 Sm 27.8) - Davi derrotou os gersitas, fortalecendo sua posição estratégica.

  10. Amalequitas (1 Sm 27.8) - Davi conquistou os amalequitas durante uma incursão militar.

  11. Amalequitas (1 Sm 30.1-25) - Davi recuperou suas mulheres e bens após derrotar os amalequitas em Ziclague.

  12. Jebuseus (2 Sm 5.6-8) - Davi conquistou Jerusalém, estabelecendo-a como a capital de Israel.

  13. Filisteus (2 Sm 5.17-21) - Davi venceu os filisteus no vale de Refaim, assegurando a proteção de Israel.

  14. Filisteus (2 Sm 5.22-25) - Davi obteve mais vitórias sobre os filisteus numa segunda batalha em Refaim.

  15. Filisteus (2 Sm 8.1) - Davi triunfou novamente sobre os filisteus, consolidando seu domínio.

  16. Moabitas (2 Sm 8.2) - Davi subjugou os moabitas, impondo-lhes tributo.

  17. Zobá (2 Sm 8.3) - Davi conquistou Zobá, ampliando as fronteiras do reino.

  18. Sírios (2 Sm 8.5) - Davi derrotou os sírios que vieram em auxílio de Zobá.

  19. Amonitas (2 Sm 8.12) - Davi venceu os amonitas, reafirmando a supremacia israelita.

  20. Amalequitas (2 Sm 8.12) - Davi triunfou sobre os amalequitas, eliminando uma ameaça constante.

  21. Sírios (2 Sm 8.13) - Davi obteve mais vitórias sobre os sírios, assegurando a hegemonia de Israel.

  22. Edom (2 Sm 8.14) - Davi conquistou Edom, estabelecendo guarnições no território.

  23. Amonitas-Sírios (2 Sm 10) - Davi enfrentou e derrotou a aliança entre amonitas e sírios.

  24. Amonitas (2 Sm 12.26-31) - Davi conquistou Rabá, a capital dos amonitas, após um longo cerco.

  25. Sírios (1 Rs 20.1-21) - Acabe derrotou os sírios numa batalha decisiva.

  26. Sírios (1 Rs 20.22-42) - Acabe obteve outra vitória sobre os sírios, consolidando o reino de Israel.

  27. Moabitas (2 Rs 3.21-27) - Jorão liderou Israel numa vitória estratégica sobre os moabitas.

  28. Sírios (2 Rs 6.16-23) - Eliseu orou e confundiu os sírios, conduzindo-os à derrota.

  29. Sírios (2 Rs 6.24-7.20) - Eliseu profetizou a libertação de Samaria do cerco sírio, que se concretizou milagros



  1. Sírios (2 Rs 13.19)
    Joás conquistou uma vitória significativa contra os sírios, demonstrando força e estratégia.

  2. Sírios (2 Rs 14.28)
    Amazias superou os sírios com determinação, consolidando sua liderança.

  3. Sírios (2 Rs 16.5,6)
    Acaz derrotou os sírios, provando sua capacidade militar em tempos difíceis.

  4. Filisteus (2 Rs 18.8-12)
    Ezequias triunfou sobre os filisteus, reforçando o domínio de Israel na região.

  5. Assírios (2 Rs 18.13-19.35)
    Ezequias, ao buscar ajuda divina, enfrentou os assírios e resistiu com coragem.

  6. Amalequitas (1 Cr 4.43)
    Os descendentes de Simeão enfrentaram os amalequitas, mostrando bravura e determinação.

  7. Hagarenos (1 Cr 5.10,20-22)
    Os rubenitas, com fé e força, venceram os hagarenos em batalhas decisivas.

  8. Etíopes (2 Cr 14.9-15)
    Asa liderou uma vitória impressionante contra os etíopes, confiando na orientação divina.

  9. Moabitas (2 Cr 20.1-15)
    Josafá, com sabedoria e fé, buscou a orientação divina e enfrentou os moabitas com sucesso.

  10. Edomitas (2 Cr 25.1-16)
    Amazias enfrentou os edomitas, demonstrando habilidade estratégica e coragem.

  11. Filisteus (2 Cr 26.6)
    Uzias venceu os filisteus, consolidando o poder de Israel e expandindo seu território.

  12. Árabes (2 Cr 26.7)
    Uzias confrontou os árabes, assegurando vitórias importantes para o reino.

  13. Amonitas (2 Cr 26.8)
    Uzias triunfou sobre os amonitas, fortalecendo ainda mais a posição de Israel.

  14. Jabes-Gileade (Jz 21.10-12)
    A tribo de Benjamim obteve sucesso em Jabes-Gileade, demonstrando união e força.

SALVAÇÃO E GALARDÃO


um homem em um penhasco sendo resgatado por outro



A palavra grega "swthriva" (σωτηρία) e a palavra hebraica equivalente referem-se
à salvação, que é a expressão abrangente do Evangelho, englobando todos os atos e processos redentores, tais como justificação, redenção, graça, propiciação, imputação, perdão, santificação e glorificação. A facilidade se desdobra em três fases distintas:

O crente foi salvo da culpa e da recompensa do pecado (Lucas 7:50; 1 Coríntios 1:18; 2 Coríntios 2:15; Efésios 2:5, 8; 2 Timóteo 1:9) e está seguro.

O crente está sendo salvo do hábito e domínio do pecado (Romanos 6:14; Filipenses 1:19; Filipenses 2:12-13; 2 Tessalonicenses 2:13; Romanos 8:2; Gálatas 2:19-20; 2 Coríntios 3 :18).

O crente será salvo no sentido de total conformidade com Cristo (Romanos 13:11; Hebreus 10:36; 1 Pedro 1:5; 1 João 3:2). Essa fase da salvação implica alcançar total semelhança com Cristo.

A salvação é um dom gratuito e totalmente desvinculado de obras (Romanos 3:27-28; 4:1-8; 6:23; Efésios 2:8). A ênfase é na graça por meio da fé, sublinhando que a salvação é concedida independentemente de méritos pessoais.

A sequência divina estabelecida é: primeiro a salvação, e então as obras (Efésios 2:9-10; Tito 3:5-8). A salvação não é resultado de obras, mas é seguida por uma vida de boas obras como fruto da transformação interior.

De acordo com as Escrituras do Novo Testamento, Deus oferece salvação aos perdidos como um dom gratuito (João 4:10; Romanos 6:23; Efésios 2:8-9). A salvação é destacada como algo que não pode ser obtido claramente por obras, mas é concedido pela graça de Deus.


Por outro lado, as recompensas são atribuídas com base nas obras (Mateus 10:42; Lucas 19:17; 1 Coríntios 9:24-25; 2 Timóteo 4:7-8;


Apocalipse 2:10; 22:12). Essa distinção ressalta que as ações e o serviço fiel dos crentes resultam em recompensas específicas, que serão entregues por Deus no futuro, especialmente na vinda do Senhor.

Outro ponto de diferenciação é que a salvação é uma possessão presente (Lucas 7:50; João 3:36; 5:24; 6:47), enquanto as recompensas são conquistas futuras, reservadas para serem distribuídas quando o Senhor retornar (Mateus 16 :27; 2 Timóteo 4:8; Apocalipse 22:12). Essa distinção ressalta a natureza graciosa e futura das recompensas, em contraste com a presente posse da salvação.

1 Coríntios 9:17; Daniel 12:3; 1 Coríntios 3:14-15 destaca a questão das recompensas no contexto cristão.

1 Coríntios 9:17 aborda a recompensa no serviço cristão, onde o apóstolo Paulo fala sobre o chamado que recebeu para pregar o evangelho e a responsabilidade associada a isso. A recompensa mencionada aqui refere-se à coroa incorruptível.

Daniel 12:3 fala sobre as sabedorias que brilharão como o fulgor do firmamento e os que conduzem muitos à justiça como as estrelas, para todo o sempre. Essa passagem aponta para uma recompensa eterna e gloriosa reservada para aqueles que conduzem outros à justiça.

1 Coríntios 3:14-15 aborda o julgamento das obras do crente. As obras de alguém serão testadas pelo fogo, e se permanecerem, a pessoa receberá uma recompensa. Se as obras forem queimadas, o crente sofrerá prejuízo, mas ainda assim será salvo, embora como que passando pelo fogo.

Essas passagens ressaltam a diversidade e a natureza específica das recompensas no contexto da fé cristã, indicando que os crentes podem esperar diferentes tipos de recompensas com base em suas obras e fidelidade ao serviço de Deus. 

 


QUAL É O SIGNIFICADO DE TIRAR AS SANDÁLIAS DOS PÉS? (Êxodo 3:5).

 

um homem ao pé de uma montanha tirando a sandália dos pés este homem tem um traje de judeu

Por que Deus mandou Moisés tirar as sandálias? Um olhar sobre a santidade e a entrega espiritual

A Bíblia está repleta de narrativas que nos convidam a refletir sobre o significado das ações de Deus e dos seus chamados ao homem. Um dos episódios mais emblemáticos é o momento em que Deus ordena a Moisés que tire as sandálias ao se aproximar da sarça ardente, no Monte Horebe. Mas qual é o real significado desse gesto? O que ele nos ensina sobre santidade, entrega e humildade diante do Criador?

A santidade da "terra santa"

O termo "terra santa" não se refere apenas a um espaço geográfico, mas a um lugar onde a presença de Deus se manifesta de forma especial. Embora saibamos que Deus está presente em todos os lugares, certos momentos e locais são separados e consagrados por Ele para revelar Sua glória e propósito. Como está escrito em Êxodo 3:5: "Não te aproximes; tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa."

Esse chamado de Deus a Moisés simboliza um convite à reverência e à consciência da presença divina. Tirar as sandálias representava mais do que um gesto físico; era uma atitude de entrega e reconhecimento da soberania de Deus.

A tradição israelita e o significado cultural das sandálias

Na cultura israelita antiga, tirar as sandálias tinha um significado profundo. Era um gesto usado para validar acordos legais e transferências de propriedade, como mencionado em Rute 4:7: "Era costume em Israel, nos casos de resgate e troca, que uma pessoa tirasse a sandália e a desse à outra, para confirmar o negócio." Esse ato simbolizava um pacto, uma entrega de direitos e uma aceitação de novas responsabilidades.

Aplicado ao contexto espiritual, esse gesto reforça a ideia de renúncia ao próprio eu e submissão total à vontade divina. Ao tirar as sandálias, Moisés reconheceu que sua missão não seria guiada por sua própria força ou sabedoria, mas pela soberania de Deus.

Exemplos bíblicos de entrega e humildade

O ato de tirar as sandálias não se limita à narrativa de Moisés. Um exemplo semelhante ocorre com Josué antes da queda dos muros de Jericó. Em Josué 5:15, o comandante do exército do Senhor instrui: "Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que estás é santo." Assim como Moisés, Josué reconheceu que a vitória viria exclusivamente pela intervenção divina.

Outro exemplo simbólico é encontrado no Novo Testamento, quando Jesus lava os pés dos discípulos em João 13:8. Esse gesto de humildade e serviço reforça a ideia de que, ao nos submetermos a Deus, permitimos que Ele guie nossos passos e participamos de uma aliança especial com o Criador.

Reflexões para os leitores

  • Como você tem reconhecido a presença de Deus nos momentos e lugares de sua vida?
  • Em que áreas você pode praticar mais humildade e entrega ao Senhor?
  • Que gestos simbólicos podem ajudá-lo a fortalecer sua aliança com Deus?

Chamada para ação

Se este tema despertou o seu interesse, leia mais sobre a santidade e os gestos simbólicos na Bíblia. Recomendo explorar o livro de Êxodo e Josué, além de meditar sobre João 13. Esses textos podem enriquecer sua compreensão sobre a relação entre humildade, entrega e a presença divina.

Bibliografia

BÍBLIA. A Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.
SOARES, Esdras. A cultura israelita e os símbolos religiosos. São Paulo: Editora Cristã, 2015.
TEIXEIRA, Maria Clara. Os gestos de entrega na Bíblia. Rio de Janeiro: Editora Luz e Vida, 2018.

Os 7 Reis maus e bons mais citados na Bíblia

 

Os reis maus dê Israel

Você estava ciente de quem são os sete monarcas desfavoráveis e os líderes notáveis mais frequentemente mencionados nas Escrituras? Considere o seguinte:s

Os sete monarcas frequentemente mencionados de maneira desfavorável. São:

1. Saul é referido em 337 passagens bíblicas.

2. Jeroboão é mencionado em 95 versículos bíblicos.

3. Acabe é citado 87 vezes ao longo da Bíblia.

4. Zedequias é referenciado em 66 passagens bíblicas.

5. Roboão é mencionado 42 vezes em vários trechos da Bíblia.

6. Acaz é citado 41 vezes nas Escrituras.

7. Amazias é mencionado em 39 passagens da Bíblia.



Os sete líderes mais citados nas Escrituras com qualidades positivas. Considere o seguinte:

1. Davi é referido em 901 passagens bíblicas.

2. Salomão é mencionado em 269 versículos bíblicos.

3. Ezequias é citado 118 vezes ao longo da Bíblia.

4. Josafá é referenciado em 79 passagens bíblicas.

5. Asa é mencionado 61 vezes em diversos trechos da Bíblia.

6. Josias é citado em 51 versículos bíblicos.

7. Joás é mencionado em 45 passagens da Bíblia.


Como está a sua vida ministerial em casa?

Texto base: Ezequiel 13:20-21 

A Bíblia diz que, se um justo se desviar do caminho correto e praticar o mal, ele enfrentará as consequências de seus atos. Se não for avisado, morrerá em seus pecados, e suas boas ações passadas não serão lembradas. Porém, se for alertado e não pecar, viverá, e aquele que o avisou salvará sua própria alma. Esse trecho mostra que até os justos podem errar e precisam de orientação.

Com base nesse texto, quero trazer uma reflexão para os homens que se dizem cristãos, inclusive pastores: Como você tem vivido sua fé dentro de casa? Você acha que Deus não vê suas atitudes? A Palavra de Deus tem algo a dizer sobre isso.

 Apocalipse 3:1 nos alerta sobre aqueles que parecem espirituais por fora, mas não vivem de acordo com a vontade de Deus. Como você tem tratado sua esposa e seus filhos? Fora de casa, na igreja, você pode parecer amoroso e dedicado, mas dentro do lar é um ditador?

Certa vez, durante um funeral, um pastor elogiava o falecido, descrevendo-o como um homem prestativo. A viúva, ouvindo isso, disse aos filhos: “Vamos embora, esse não é o seu pai.” Em outra história, uma mulher pediu a um pregador que conversasse com seu marido, porque ele não lhe dava dinheiro nem para comprar roupas íntimas. Esse é o exemplo de marido que a Bíblia ensina? Um homem que trata a esposa como se fosse uma escrava?

A Bíblia, em Efésios 5:21-25, orienta que maridos e esposas se submetam uns aos outros no temor de Deus. A palavra “sujeição” (do grego *hypotasso*) significa estar em harmonia, em ordem mútua, e não implica inferioridade ou escravidão. Submissão bíblica é sobre respeito e amor, não sobre um cônjuge dominar o outro. A Bíblia também diz: “Maridos, amem suas esposas, como Cristo amou a igreja e se entregou por ela.” Cristo nunca maltratou ou negligenciou a igreja. Pelo contrário, Ele a protegeu, cuidou e se sacrificou por ela.

Como o marido deve agir? 

O marido deve ser um líder amoroso, atencioso, respeitoso, protetor e provedor, como Cristo é para a igreja. Atitudes violentas ou desrespeitosas não têm lugar no casamento cristão. Em Mateus 17:27, vemos Jesus suprindo a necessidade de pagar um tributo, mostrando que o esposo deve prover para sua família, sem avareza ou egoísmo.

 

O perigo da avareza 

A Bíblia condena a avareza, que é o apego excessivo ao dinheiro. Homens que negam à esposa até mesmo o básico, como roupas ou alimentos, são chamados de avarentos – ou, em linguagem popular, “mão de vaca”. A Palavra de Deus, em 1 Timóteo 5:8, é clara: quem não cuida da própria família nega a fé e é pior que um descrente. A família é uma prioridade, logo após Deus, e negligenciá-la, mesmo por causa do ministério, é contra os princípios bíblicos.

O que Deus espera do marido? 

Deus criou a mulher como uma companheira idônea (Gênesis 2:18), uma auxiliadora, não uma subordinada inferior. Um marido que ama sua esposa como Cristo amou a igreja a valoriza, protege e supre suas necessidades. Quando o marido age assim, a submissão da esposa flui naturalmente, com amor e respeito mútuo.

Infelizmente, alguns homens, mesmo se dizendo cristãos, usam passagens bíblicas para justificar abusos, como exigir obediência cega ou até mesmo humilhar suas esposas. Isso é hipocrisia, e Jesus alerta em Mateus 5:20 que a justiça dos fariseus não é suficiente para entrar no Reino dos Céus.

Conclusão 

Homens, amem suas esposas como Cristo ama a igreja. Não sejam avarentos, egoístas ou dominadores. Tratem suas famílias com carinho, respeito e cuidado, como Deus espera. A verdadeira sabedoria vem de Deus e se reflete em bondade e amor, não em arrogância ou opressão (Tiago 3:13-16). Transforme seu casamento hoje, viva sua fé em casa e seja um exemplo de líder cristão.

Elaborado por Evangelista Jarbas Epifânio. 

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QUEM SÃO AQUELES MENCIONADOS NA BÍBLIA COM O NOME ABIA?



ABIA, Jeová é pai.


1. Mulher de Hesrom, pertencente à tribo de Judá, conforme 1 Crônicas 24.

2. Um dos filhos de Arão, na oitava classe sacerdotal das vinte e quatro estabelecidas por Davi, mencionado em 1 Crônicas 24.19, 6, 10.

3. Descendente de Benjamim, filho de Becor, conforme 1 Crônicas 7.8.

4. Nome do filho caçula de Samuel, designado por seu pai como juiz em Berseba; infelizmente, ele se deixou levar pela avareza, 1 Samuel 8.2; 1 Crônicas 6.28.

5. Filho de Jeroboão que adoeceu gravemente. Jeroboão enviou sua esposa disfarçada para buscar a ajuda do profeta Aias sobre o destino do garoto. O profeta revelou a Vontade de Deus contra Jeroboão por sua apostasia e previu a morte do menino assim que a rainha retornasse à cidade, 1 Reis 14.1-18.

6. Nome do filho de Roboão, que o sucedeu como rei, conforme 2 Crônicas 12.16; 13.1; 14.1.

7. Nome da mãe de Ezequias, mencionada em 2 Crônicas 29.1. Em 2 Reis 18.2, seu nome é abreviado como ABI.

8. Abia ou Abie, um dos sacerdotes que voltaram do cativeiro babilônico com Zorobabel, conforme Neemias 12.4, 7. Nesta geração, o nome figura entre os líderes das famílias sacerdotais, conforme Neemias 12.17. O pai de João Batista fazia parte dessa linhagem, conforme Lucas 1.5.

9. Um dos sacerdotes que firmaram o pacto durante os dias de Neemias, conforme Neemias 10.7.

ABIAIL, Pai de fortaleza.


1. Abiail é o nome de um dos levitas da família de Merari, conforme é mencionado em Números 3.35, destacando a importância das linhagens levíticas e sua atuação nos ritos e serviços religiosos do antigo Israel.

2. Este nome também é associado à mulher de Abisur, que se destaca brevemente na genealogia em 1 Crônicas 2.29, onde é referida como AbiaIl. Essa conexão aponta para o entrelaçamento das tribos e as famílias na história bíblica.

3. Abiail é o nome de um dos cidadãos de Gileade, conforme registrado em 1 Crônicas 5.14, onde a leitura mostra sua relevância em contextos de bravura e participação na história dos israelitas, possivelmente refletindo sobre a herança territorial e as tribos.

4. Além disso, Abiail se refere à esposa de Roboão, que foi filha de Eliabe, irmão de Davi. Essa união é mencionada em 2 Crônicas 11.18, destacando a ligação entre as casas reinantes e a ancestralidade real em Israel.

5. Finalmente, Abiail é também reconhecida como o nome do pai da rainha Ester, em Ester 2.15. Isso ilustra a profundidade das raízes familiares na narrativa, ressaltando a influência e o papel crucial de Ester na história judaica, marcada pela coragem e a determinação em um período de grande adversidade.

Referências 1Sm 25.3; 1Sm 25.14; 1Sm25.18; 1Sm25.23; 1Sm25.32; 1Sm25.35; 1Sm25.36; 1Sm25.39; 1Sm25.40; 1Sm 25.42; 1Sm 27.3; 1Sm 30.5; 2Sm 2.2; 2Sm 3.3; 2Sm 17.25; 1Cr 3.1.