Texto Base: 1 João 4.1–3
“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”
INTRODUÇÃO
Discernir os espíritos é uma necessidade urgente da Igreja contemporânea. Vivemos dias em que a espiritualidade é confundida com emocionalismo, e a manifestação sobrenatural nem sempre procede de Deus.
O dom de discernimento de espíritos é uma capacitação sobrenatural dada pelo Espírito Santo (1Co 12.10), que permite ao crente identificar a natureza, a origem e o propósito das manifestações espirituais — sejam elas divinas, humanas ou demoníacas.
A Palavra de Deus nos ensina que três tipos de espíritos estão em ação no mundo:
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O Espírito Santo – procedente de Deus (Jo 14.26; At 2.4);
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O espírito humano – limitado e sujeito a falhas (1Co 2.11);
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Os espíritos malignos – enganadores e opositores da verdade (Ef 6.12; 1Tm 4.1).
Infelizmente, todos atuam no contexto religioso — inclusive dentro da Igreja visível — razão pela qual o apóstolo João nos exorta a “provar os espíritos”.
I. O QUE O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS NÃO É
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Não é uma habilidade para descobrir as faltas alheias.
O discernimento não é crítica ou julgamento humano, mas revelação espiritual (Mt 7.1–5).
➤ Base: “O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus” (1Co 2.14). -
Não é leitura de pensamento.
Deus não concede dons para satisfazer curiosidades ou criar espetáculos (At 8.18–23).
➤ Dons não produzem sensacionalismo; produzem edificação (1Co 14.12). -
Não é fenômeno espiritista.
A mediunidade é prática condenada pela Escritura (Dt 18.10–12).
➤ O Espírito Santo não opera através de contato com mortos ou adivinhações. -
Não tem relação com a psicologia.
Embora a psicologia possa auxiliar na compreensão da mente humana, o dom de discernimento ultrapassa a análise emocional e penetra no mundo espiritual (Hb 4.12).
II. A NATUREZA DO DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
A palavra “discernir” vem do grego diakrisis, que significa “julgar corretamente” ou “separar o verdadeiro do falso”.
É uma habilitação divina para perceber o que está por trás de palavras, atitudes e manifestações espirituais.
➤ O discernimento é a “vista espiritual” do crente.
Assim como os olhos naturais distinguem luz e trevas, o discernimento distingue o Espírito Santo dos espíritos enganadores.
III. O PROPÓSITO DO DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
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Abrir os olhos da Igreja para o mundo espiritual.
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Somos combatidos por principados e potestades (Ef 6.12).
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Somos protegidos por anjos (Hb 1.14).
➤ O discernimento permite distinguir o “espírito do erro” do “espírito da verdade” (1Jo 4.6).
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Preservar a pureza da Igreja.
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At 16.16–18: Paulo discerniu o espírito de adivinhação na jovem.
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At 5.1–5: Pedro discerniu a mentira de Ananias e Safira.
➤ O dom protege o corpo de Cristo contra o engano.
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IV. A FUNÇÃO DO DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS MALIGNOS NA IGREJA
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A Igreja é alvo constante das trevas (Ef 2.2).
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Espíritos malignos podem influenciar pessoas e distorcer doutrinas (2Co 11.3–4).
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O dom revela quando há atuação demoníaca travestida de religiosidade.
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Crentes e líderes sem discernimento podem ser enganados (Mt 24.24).
V. A NECESSIDADE DE DISCERNIMENTO HOJE
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Porque Satanás se disfarça de anjo de luz (2Co 11.14).
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Porque muitos falsos profetas têm se levantado (1Jo 4.1).
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Porque nem todo problema é físico:
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Espírito de enfermidade (Lc 13.11–16);
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Espírito mudo e surdo (Mc 9.25);
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Espírito de loucura (Lc 8.29).
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Porque há doutrinas de demônios (1Tm 4.1).
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Porque há milagres satânicos (2Ts 2.9).
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Porque precisamos ser fiéis a Cristo (Mt 24.24).
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Porque é necessário provar os profetas (1Jo 4.1; 1Ts 5.21).
CONCLUSÃO
O dom de discernimento de espíritos é essencial para a Igreja dos últimos dias.
Ele nos preserva de enganos espirituais, protege o rebanho e revela o que é genuinamente de Deus.
Busquemos o discernimento não para julgar, mas para servir com sabedoria e pureza.
“Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido” (1Co 2.15).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (ABNT)
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BÍBLIA SAGRADA. Tradução Almeida Revista e Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 2011.
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LOCKYER, Herbert. Todos os Dons do Espírito Santo. São Paulo: CPAD, 2002.
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HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
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TENNEY, Merrill C. Enciclopédia da Bíblia. 5 vols. São Paulo: Vida Nova, 1987.
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CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. São Paulo: Hagnos, 2013.
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