ABC - O Senhor da Nossa Salvação – Jesus.
















Títulos de Jesus e Referências Bíblicas


Letra

Título

Referência

A

Autor de Eterna Salvação

Hb. 5:9

Autor da vida

At. 3:15

Apóstolo da nossa confissão

Hb. 3:1

Amém

Ap. 3:14

Advogado

I Jo. 2:1

Adão

I Co. 15:45

A ressurreição e a vida

Jo. 11:25

Alfa e Ômega

Ap. 1:8

Autor da Salvação

Hb. 2:10

Autor e Consumador da Fé

Hb. 12:2

B

Bom Pastor

Jo. 10:11

Braço do Senhor

Is. 51:9

C

Cabeça da Igreja

Ef. 1:22

Chefe

Is. 55:4

Conselheiro

Is. 9:6

Consolação de Israel

Lc. 2:25

Cordeiro de Deus

Jo. 1:29

Cordeiro

Ap. 13:8

Criador

Jo. 1:3

Cristo de Deus

Lc. 9:20

D

Desejado de Todas as Nações

Ag. 2:7

Deus Bendito

Rm. 9:5

Deus Forte

Is. 9:6

Deus Unigênito

Jo. 1:18

Deus

Is. 40:3

E

Emanuel

Is. 7:14

Eu Sou

Jo. 8:58

F

Filho Amado

Mt. 12:18

Filho de Davi

Mt. 1:1

Filho de Deus

Mt. 2:15

Filho do Altíssimo

Lc. 1:32

Filho do Homem

Mt. 8:20

Filho do Deus Bendito

Mc. 14:61

G

Glória do Senhor

Is. 40:5

Grande Sumo Sacerdote

Hb. 4:14

Guia

Mt. 2:6

H

Herdeiro de Todas as Coisas

Hb. 1:2

Homem de dores

Is. 53:3

I

Imagem de Deus

II Co. 4:4

J

Jesus de Nazaré

Mt. 21:11

Jesus

Mt. 1:21

Juíz de Israel

Mq. 5:1

Justiça Nossa

Jr. 23:6

Justo

At. 7:52

L

Leão da Tribo de Judá

Ap. 5:5

Legislador

Is. 33:22

Libertador

Rm. 11:26

Lírio dos Vales

Ct. 2:1

Luz do Mundo

Jo. 8:12

Luz Verdadeira

Jo. 1:9

M

Mediador

I Tm. 2:5

Mensageiro da Aliança

Ml. 3:1

Messias, ou Ungido

Dn. 9:25

N

Nazareno

Mt. 2:23

Nossa Páscoa

I Co. 5:7

O

O Escolhido de Deus

Is. 42:1

O primeiro e o último

Ap. 1:17

P

Pão da Vida

Jo. 6:35

Pai Eterno

Is. 9:6

Pastor e Bispo das Almas

I Pe. 2:25

Pedra Angular

Sl. 118:22

Poderoso de Jacó

Is. 60:16

Poderoso Salvador

Lc. 1:69

Precursor

Hb. 6:20

Primogênito

Ap. 1:5

Príncipe da Paz

Is. 9:6

Príncipe dos Pastores

I Pe. 5:4

Princípio da Criação de Deus

Ap. 3:14

Profeta

Lc. 24:19

Q

Querido pelos seus servos

R

Raiz de Davi

Ap. 22:16

Redentor

Jo. 19:25

Rei dos Reis

I Tm. 6:15

Rei dos santos

Ap. 15:3

Rei dos Judeus

Mt. 2:2

Rei dos séculos

I Tm. 1:17

Rei

Zc. 9:9

Renovo

Is. 4:2

Resplandescente estrela da manhã

Ap. 22:16

Rocha

I Co. 10:4

Rosa de Sarom

Ct. 2:1

S

Salvador

Lc. 2:11

Santo de Deus

Mc. 1:24

Santo de Israel

Is. 41:14

Santo Servo

At. 4:27

Santo

At. 3:14

Semente da Mulher

Gn. 3:15

Senhor da Glória

I Co. 2:8

Senhor de Todos

At. 10:36

Senhor Deus

Is. 26:4

Senhor dos Senhores

I Tm. 6:15

Siló

Gn. 49:10

Soberano dos Reis

Ap. 1:5

Sol da Justiça

Ml. 4:2

Sol nascente

Lc. 1:68

T

Testemunha fiel

Ap. 1:5

Testemunho

Is. 55:4

Todo-Poderoso

Ap. 1:8

U

Único

V

Verbo de Deus

Ap. 19:13

Verbo

Jo. 1:1

Verdade

Jo. 1:14

Vida

Jo. 14:6

Videira verdadeira

Jo. 15:1

Z

Zeloso

A Nação E A Metrópole Localizada No Centro Do Continente



Jerusalém: Centro da Fé e da História Bíblica

1. Introdução

Jerusalém é mais do que um ponto geográfico: é o coração espiritual do povo de Deus. Desde os tempos antigos, a cidade foi o palco onde o divino e o humano se encontraram, onde reis governaram, profetas pregaram e o próprio Filho de Deus ensinou e sofreu. A sua história está entrelaçada à revelação bíblica, tornando-se símbolo da presença, da aliança e da esperança do povo do Senhor.

2. Localização Geográfica

Jerusalém está situada no centro de Israel, e Israel ocupa o centro da antiga Canaã. Essa posição a coloca na linha divisória entre o vale do Jordão e a planície costeira do Mediterrâneo. O profeta Ezequiel registra: “Assim diz o Senhor Deus: Esta é Jerusalém; eu a coloquei no meio das nações, com terras ao seu redor” (Ez 5.5).

A cidade se ergue a aproximadamente 765 metros acima do nível do mar, a cerca de 50 km do mar Mediterrâneo e 22 km do mar Morto. É cercada por vales de grande relevância bíblica — o Cedrom, a leste; e o Hinon, a oeste e ao sul. Do outro lado do Cedrom encontra-se o Getsêmani e o Monte das Oliveiras, cenário de momentos decisivos da vida de Jesus.

3. Contexto Histórico-Bíblico

A fundação de Jerusalém remonta aos tempos dos hititas (Ez 16.3; Nm 13.29). Seu nome original era Jebus, e mais tarde passou a ser chamada Salém, governada por Melquisedeque, o “rei de Salém” e sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 14.18).

A cidade é mencionada 811 vezes na Bíblia — sendo 667 no Antigo Testamento e 144 no Novo Testamento. Nenhuma outra cidade recebe tamanha ênfase nas Escrituras. Davi a conquistou dos jebuseus e a estabeleceu como capital do reino unido de Israel (2Sm 5.6-10). Seu filho, Salomão, edificou nela o Templo e o palácio real, tornando-a o centro político e espiritual da nação.

Após a divisão do reino, Jerusalém permaneceu capital do Reino do Sul (Judá) até ser destruída por Nabucodonosor, em 587 a.C. (2Rs 25.1-26). Posteriormente, sob a liderança de Zorobabel, Esdras e Neemias, o Templo e as muralhas foram reconstruídos. O Templo de Herodes, grandioso e ornamentado, substituiu a estrutura anterior, mas também foi destruído — desta vez pelos romanos sob o general Tito, em 70 d.C.

4. Importância Teológica

Jerusalém é o símbolo da habitação de Deus entre os homens. O Templo, erguido no centro da cidade, representava o ponto de contato entre o Céu e a Terra. No coração do Templo, o Santo dos Santos abrigava a Arca da Aliança, onde a presença divina se manifestava (Êx 25.22).

Do ponto de vista teológico, Jerusalém é o epicentro da revelação. Foi ali que Deus estabeleceu seu nome (1Rs 11.36), onde os profetas anunciaram juízo e restauração, e onde Cristo consumou a redenção no Calvário. A cidade se torna, portanto, símbolo da aliança e da esperança escatológica, antecipando a Nova Jerusalém, que descerá do céu, conforme o livro do Apocalipse (Ap 21.2).

5. Significados Espirituais e Proféticos

Cada vale e monte em torno de Jerusalém carrega lições espirituais. No Monte Sião, Davi compôs salmos de adoração. No Monte das Oliveiras, Jesus orou antes de sua crucificação. E no Gólgota, o sacrifício final foi consumado.

Jerusalém também aponta para o cumprimento das promessas divinas. Os profetas Isaías, Jeremias e Zacarias vislumbraram uma restauração futura, onde “da Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor” (Is 2.3). Assim, a cidade não é apenas um marco histórico, mas o símbolo da redenção e da esperança messiânica.

6. Jerusalém Moderna

Em 23 de janeiro de 1950, Jerusalém foi oficialmente declarada capital do Estado de Israel. Atualmente, é a maior cidade do país, com área aproximada de 125 km². Suas principais línguas são o hebraico e o árabe, embora o inglês e o francês sejam amplamente utilizados em locais turísticos. A cidade moderna preserva camadas milenares de história, tornando-se um elo entre o passado bíblico e o presente profético.

7. Conclusão Pastoral

Jerusalém, a “cidade do grande Rei” (Sl 48.2), é mais do que uma herança arqueológica — é uma metáfora viva da fé cristã. Assim como Deus escolheu habitar no meio do seu povo no passado, Ele ainda busca corações que se tornem sua morada hoje. O cristão, portanto, é chamado a ser um “templo vivo”, refletindo a presença de Deus que um dia encheu o Santo dos Santos.

Jerusalém nos ensina que o verdadeiro centro da vida espiritual não é um lugar, mas uma presença — a do Deus que habita conosco.

Referências Bibliográficas

  • BÍBLIA. Almeida Revista e Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

  • EDELMAN, Diana Vikander. The Origins of the “Second” Temple: Persian Imperial Policy and the Rebuilding of Jerusalem. Routledge, 2005.

  • TENNEY, Merrill C. Enciclopédia da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 1981.

  • UNGER, Merrill F. Dicionário Bíblico Unger. São Paulo: Vida Nova, 2001.

  • WILKINSON, Bruce; BOA, Kenneth. Atlas Bíblico Vida. São Paulo: Vida, 2014.

  • WRIGHT, N. T. Jerusalém e a Esperança do Reino. São Paulo: Paulus, 2017.