CURIOSIDADE AO LIVRO DE MATEUS









Introdução ao Livro de Mateus

O Livro de Mateus, que possui 28 capítulos e 1.071 versículos (versão ARC), contém aproximadamente 23.893 palavras (versão NTLH, 2000) e leva cerca de 2 horas e 40 minutos para ser lido na versão Almeida Revista e Atualizada (ARA). O maior capítulo é o 14, com 72 versículos, enquanto o menor é o 16, com 20 versículos. Este Evangelho foi o mais citado pelos escritores cristãos nos primeiros séculos após Cristo e é o primeiro dos quatro Evangelhos no Novo Testamento.

Mateus inicia com a genealogia de Jesus e conclui com sua paixão, morte e ressurreição. Na genealogia, o autor apresenta três gerações de quatorze, totalizando 42 nomes, baseando-se no número simbólico sete. A genealogia é apresentada de forma direta, começando em Abraão (Mateus 1:1-16) e terminando com José.

O livro contém 64 referências ao Antigo Testamento, 177 perguntas, 25 profecias do AT, 47 novas profecias, 815 versículos narrativos, 256 versículos de profecias, 164 não cumpridos e 92 cumpridos, além de duas mensagens distintas de Deus (Mateus 3:17 e 17:5). Mateus, mais do que Marcos e Lucas, faz abundantes citações da Lei e dos Profetas (Mateus 5:17-18; 7:12; 11:13; 22:40).

Sessões Exclusivas de Mateus

Entre as 45 parábolas de Jesus registradas nos Evangelhos, Mateus relata 20, das quais 10 são exclusivas. No capítulo 13, ele documenta sete parábolas que Jesus contou nas proximidades de Cafarnaum, junto ao mar da Galileia. Dos 35 milagres registrados nos Evangelhos, Mateus narra 11, sendo que três deles não aparecem em nenhum outro Evangelho.

Mateus também inclui nove discursos de Jesus, abrangendo desde o Sermão da Montanha (Mateus 5:1-7:29) até ensinamentos sobre a igreja e a escatologia, além do aparecimento de Jesus a outras mulheres (Mateus 28:9-10) e o relato dos guardas sobre a ressurreição (Mateus 28:11-15).

O termo "Filho de Davi" é usado nove vezes ao longo do livro (Mateus 1:1; 9:27; 12:23; 15:22; 20:30,31; 21:9; 21:15; 22:42). Mateus também registra quatro eventos da infância de Jesus: a visita dos sábios (Mateus 2:1-15), o massacre dos inocentes (Mateus 2:16-18), a fuga para o Egito (Mateus 2:13-15) e o retorno (Mateus 2:19-23).

Mandamentos e Temas

No capítulo 5, versículo 44, Mateus destaca quatro mandamentos que devem ser obedecidos pelos crentes, entre os 1.050 mandamentos do Novo Testamento:

  1. Ame seus inimigos.
  2. Abençoe quem o amaldiçoa.
  3. Faça o bem àqueles que o odeiam.
  4. Ore pelos seus perseguidores.

A expressão "o reino dos céus" aparece 32 vezes no livro (na versão ARA), sendo uma característica única de Mateus.

Escatologia

Mateus menciona 24 sinais da segunda vinda de Jesus, todos listados no capítulo 24. Alguns desses sinais incluem:

  1. Enganos (vv. 4, 5, 11, 24)
  2. Falsos Cristos (vv. 5, 23-26)
  3. Guerras e rumores de guerras (vv. 6, 7)
  4. Fomes (v. 7; Apocalipse 6:5, 6)
  5. Pestes (v. 7; Apocalipse 6:8)
  6. Terremotos (v. 7; Apocalipse 6:12-17)
  7. Anti-semitismo (v. 9)
  8. Escândalos (v. 10)
  9. Traições (v. 9)
  10. Ódio (v. 10)
  11. Falsos profetas (vv. 11, 24)
  12. Abundância da iniquidade (v. 12)
  13. Diminuição do amor (vv. 12, 13)
  14. Aumento da obra missionária (v. 14)
  15. Abominação da desolação (v. 15)
  16. Nova nação judaica na Judéia (vv. 9, 15-26)
  17. Novo templo judaico (vv. 15, 26)
  18. Grande tribulação de três anos e meio (v. 21)
  19. Martírios (vv. 9, 22)
  20. Fuga dos judeus da Judéia (vv. 16-21)
  21. Aumento das forças satânicas (v. 24)
  22. Fartura (v. 38)
  23. Crimes sexuais (v. 38)
  24. Procrastinação e letargia (v. 39).

Mateus cita extensivamente os profetas, utilizando a frase "que foi dito pelo(s) profeta(s)" em oito ocasiões, e menciona a palavra "profeta" 24 vezes e "profetas" 17 vezes.

Autor e Data da Publicação

O livro é atribuído a Mateus, cujo nome significa "presente do Senhor". Ele é mencionado cinco vezes (Mateus 9:9; 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6; Atos 1:13). Segundo Dake, Mateus pregou na Judeia por 15 anos e não sofreu martírio. A tradição da Igreja, desde o século II, atribui a composição deste Evangelho a Mateus, o publicano (Mateus 9:9; 10:3), também conhecido como Levi, filho de Alfeu (Marcos 2:14; Lucas 5:27). Ele era um cobrador de impostos que abandonou sua posição para seguir a Cristo.

Alguns estudiosos sugerem que o Evangelho foi escrito por volta de 50 d.C., possivelmente na Antioquia da Síria, devido às características judaicas do texto. A maioria dos estudiosos acredita que Mateus e Lucas se basearam em Marcos para compor seus Evangelhos. O Evangelho de Marcos parece ter sido uma das principais fontes para Mateus e Lucas, com muitos versículos em comum.

Conteúdo do Evangelho

A estrutura do Evangelho de Mateus pode ser dividida em cinco partes principais:

  1. Sermão da Montanha (Capítulos 1-7): Jesus descreve como as pessoas devem viver no Reino de Deus.
  2. Instruções aos Discípulos (Mateus 8:1-11:1): Diretrizes para a missão dos discípulos.
  3. Controvérsias e Parábolas (Mateus 11:2-13:52): Registros de disputas e parábolas sobre o Reino dos Céus.
  4. Conduta dos Crentes (Mateus 13:53-18:35): Instruções sobre a vida cristã.
  5. Viagem a Jerusalém e Escatologia (Mateus 19:1-25:46): A jornada final de Jesus e ensinamentos sobre os últimos dias.

A última parte do livro (Mateus 26:1-28:20) descreve a crucificação, ressurreição e a comissão de Jesus à Igreja.

Características Distintivas

Mateus se destaca por apresentar os ensinamentos de Jesus em cinco grandes discursos, que podem ser vistos como paralelos aos cinco livros de Moisés, apresentando Jesus como o novo profeta, semelhante a Moisés. Cada discurso termina com uma expressão como "E quando Jesus concluiu estas palavras", indicando uma estrutura intencional.



[1] Na genealogia de Jesus escrito em Mateus nomes dos antepassados vejamos as referências no antigo testamento as pessoas mencionadas.

1º) Davi é mencionado o primeiro porque ele era o mais ilustre de seus ancestrais como rei e profeta e por que a sua linhagem foi apontada por profeta posteriores como semente de Abraão através da qual o Messias viria. Na genealogia de Jesus escrito em Mateus vejamos as referências no antigo testamento das pessoas mencionadas:

2º) Abraão, Gênesis 11 26 ao 25 3º) Isaque Gênesis 21. 1 ao 35 c; Confira 29. 3 Jacó Gênesis 25. 34 ao 50. 5º) Judá e seus irmãos Gênesis 29. 16 ao 30 confira 24 primeiras crônicas 2.14 a 4. Existe quatro mulheres registrados na genealogia aab e Ruth que era gentil e Tamar e bate-seba Judeia jenis 38 segundo Samuel 11.1 ao 5, Rute foi uma mulher pura livro de Rute 3.11 confira primeiras crônicas 2.4 ao 12 Rute 4.13 ao 22. Para referência sobre os nomes de perez a Jessé. AB referência Josué 2.1 ao 24; 6.25; Thiago 12.25. Roboâo primeiro Reis 11.41, 12,24. Abias primeiro Reis 14.31 AL 15.8. Josafá primeiro Reis 15 23 24 22.2 ao 50. Jeorão segundo reis 8.16 ao 24. Azarias ou Ozias segundo reis 8.25, 26 o Joais segundo reis 12.1 amazias segundo reis Jotão segundo reis 15.32 ao 38. Acaz segundo reis 16.1-20. Exequiais segundo reis 18.1 ao 20 Manassés segundo reis 21.1 ao 18 Josias segundo reis 22. 1 ao 13 entre eles e Josias existem mais dois Reis que não são mencionado aqui é Joacaz e Joaquim segundo reis 23. 31; 24.6. Depois dele Zé de Caxias reinou então o reino de Judá foi destruído segundo os reis 25.6 ao 25 1Crônicas 3.17 ou 19 3.2; 5.2. Os nove homens daqui até José não são mencionados em nenhum lugar das escrituras.

[2] Começar em Abraão: os 3 grupos de 14 são:

a) "desde Abraão até Davi": Abraão, Isaque, Jacó, Judá, Perez, Esrom; Arão, Aminadabe, Naassom, Salmom, Boaz; Obede,

Jessé, Davi: 14 nomes;

b) "e desde Davi até a transportação para a Babilônia": Davi, Salomão,Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jorão, Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, Manassés, Amom, Josias: 14 nomes (Davi é contado nos 2 grupos porque foi nomeado nos 2 grupos! É assim que era feito e contado.);

c) "e desde a deportação para a Babilônia até o Cristo": Jeconias, Salatiel, Zorobabel, Abiúde, Eliaquim, Azor, Sadoque, Aquim, Eliúde, Eleázar, Matã, Jacó, José, Jesus: 14 nomes (o Cristo é contado no grupo porque foi nomeado nele! Não paremos em José.).

[3] Mateus, 1.23 conf. Isaías 7.14; Mateus 2.6 conf. Miqueias 5.2; Mateus 2.15 conf. Oséias 10.8; Mateus 2.17,18 conf. Jeremias 31.15; Mateus 4.4 conf. Deuteronômio 6.16; 8.3; Mateus 4.6 conf. Salmo 91.11; Mateus 4.7 conf. Deuteronômio 6.13; Mateus 4.10 conf. Deuteronômio 6.5; Mateus 4.15-16 conf. Isaías 9.1-2; Mateus 5.21 conf. Êxodo 20.13; Mateus 5.27 conf. Êxodo 20.14; Mateus 5.31 conf. Deuteronômio 24.1,3; Mateus 5.33 conf. Levítico 19.12; Números 30.2; Mateus 5.38 conf. Êxodo 21.24; Mateus 5.38 conf. Levítico 24.20; Mateus 5.43 conf. Levítico 19.18; Mateus 7.23 conf. Salmo 6.8; Mateus 9.13 conf. Oséias 6.6; Mateus 10.35-36 conf. Miqueias 7.6; Mateus 11.5 conf. Isaías 26.18,19; 29.18; Isaías 35.5,6; Mateus 11.10 conf. Malaquias 3.1; Mateus 12.7 conf. Oséias 6.6; Mateus 12.7 conf. Oséias 6.6; Mateus 12.18-21 conf. Isaías 42.1-4; Mateus 12.40 conf. Jonas 2.17; Mateus 13.14-15 conf. Isaías 6.9-10; Mateus 13.32 conf. Salmo 104.12; Mateus 13.35 conf. Salmo 78.2; Mateus13.42 conf. Daniel 3.6; Mateus13.50 conf. Daniel 3.6; Mateus 15.4 conf. Êxodo 20.12; Mateus 15.4 conf. Êxodo 20.17; Mateus 15.8-9 conf. Isaías 29.13 conf. Mateus 16.27 conf. Salmo 62.12; Mateus 18.16 conf. Deuteronômio 19.15; Mateus 19.4 conf. Gênese 1.27; Mateus 19.5 conf. Gênese 2.24; Mateus 19.7 conf. Deuteronômio 24.1-3; Mateus 19.18-19 conf. Êxodo 20.13-16 conf. Mateus 19.19 conf. Êxodo 20.13-16; Mateus 19.19 conf. Levítico 19.3; Levítico 19.18 “b”; Mateus 21.5ª conf. Isaías 62.11; Zacarias 9.9; Mateus 21.5b conf. Zacarias 9.9; Mateus 21.9 conf. Salmo 118.25-26; Mateus 21.13 conf. Isaías 56.7; conf. Mateus 21.16 conf. Salmo 8.2; Mateus 21.42 conf. Salmo 118.22-23; Mateus 22.24 conf. Deuteronômio 25.5 -7; Mateus 22.32 conf. Êxodo 3.6,15; Mateus 22.37 conf. Deuteronômio 6.5; Mateus 22.39; conf. Levítico 19.18 “b”; Mateus 22.44 conf. Salmos 110.1; Mateus 23.39 conf. Salmo 118.25-26; Mateus 24.15 conf. Daniel 9.27, 12,11; conf. Mateus 24.29 conf. Isaías 13.10; Mateus 24.30 conf. Daniel 7.13,14; Mateus 26.23 conf. Salmo 41.9; Mateus 26.31 conf. Zacarias 13.7; Mateus 26.38 conf. Salmos 116.3 conf. Mateus 26.64 conf. Daniel 7.13,14; Mateus 27.9-10 conf. Zacarias 11.12-13; Mateus 27.35 conf. Salmo 22.18; Mateus 27.46 conf. Salmo 22.1.

[4] 177 perguntas: 2.2; 3.7; 3.14; 5.13; 5.46, (3); 6.25-.30 (7); 7.3-4 (2); 7.9 (2); 7.16(2); 8.29 (2); 9.4 -33(6); 11.7,8,9,(5); 12.3; 12.11,12 (2); 12.26; 12.48; 13.10,27,28(4); 13.54-56(5); 14.31; 15.2, 3,12; 15.16,17,33,34; 16. 3,8,9,10,13,15,26(2); 17.10,17,19,24,25(3); 18. 1,12(2),21(2),33; 19.3,5,7, 16,17,18,20,25,27; 20.6,13,15(2),21,22,32; 21.10,16(2),20,23(2),25(3),28,31,40,42; 22.12,18,20, 28, 32,,36,42(2),45; 23.17,19,33; 24.3,47; 25.37(2), 38(2),39,44; 26.8,10,15,17,22,25,40,53, 54,55, 62,65, 66,68; 27.4,11,13,17,21,23,46.


[5] Dez Parábolas: joio (13.24-30); tesouro escondido (13.44); pérola (13.45); rede (13.47); servo impiedoso (18.23-35); trabalhadores (20.1-16); dois filhos (21.28-32); bodas (22.1-14); as dez virgens (25.1-13); os talentos (25.14-30).


[6] Um cego da Galileia 9.27-31; Exorcismo do mudo 9.32-34; moeda na boca do peixe 17. 24 - 27


[7] Reino dos céus

Mt 3.2; Mt 4.17;Mt 5.3; Mt 5.10; Mt 5.19; Mt 5.20;Mt 7.21;Mt 8.11; Mt 10.7; Mt 11.11; Mt 11.12; Mt 13.11; Mt 13.24; Mt 13.31; Mt 13.33; Mt 13.44; Mt 13.45; Mt 13.47; Mt 13.52; Mt 16.19; Mt 18.2; Mt 18.3; Mt 18.4; Mt 18.23; Mt 19.12; Mt 19.14; Mt 19.23; Mt 20.1; Mt 22.2; Mt 23.13; Mt 25.1.

[8] Que foi dito pelo Profeta: Mt 1.22; Mt 4.14; Mt 8.17; Mt 12.17; Mt 13.35; Mt 21.4; Mt 27.35; Mt 2.23;

[9] Profeta:
Mt 1.22; Mt 2.5; Mt 2.15; Mt 2.17; Mt 3.3; Mt 4.14; Mt 8.17; Mt 10.41; Mt 10.41; Mt 11.9; Mt 11.9; Mt 12.17; Mt 12.39; Mt 13.35; Mt 13.57; Mt 14.5; Mt 16.4; Mt 21.4; Mt 21.11; Mt 21.26; Mt 21.46; Mt 24.15; Mt 27.9; Mt 27.35.

[10] Profetas:
Mt 2.23; Mt 5.12; Mt 5.17; Mt7 .1 2; Mt 7.15; Mt 11.13; Mt 13.17; Mt 16.14; Mt 22.40; Mt 23.29; Mt 23.30; Mt 23.31; Mt 23.34; Mt 23.37; Mt 24.11; Mt 24.24; Mt 26.56.

[11] Mencionado cinco vezes: Mt 9.9; Mt10.3; Mc 3.18; Lc 6; At 1.13.

ANDERSON, R. Carl. Bíblia Sagrada, versão King James 1611, BV Films Editora, edição revisada 2018.

BÍBLIA SAGRADA “NTLH”, editada pela Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.

BÍBLIA SAGRADA - Estudo Almeida, “ARA”, Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

DAKE, Finis Jennings. Bíblia de Estudo DAKE, “ARC”, Editora Atos, 1995.

MACARTHUR, Barueri. Bíblia de Estudo MacArthur, “ARA”, Sociedade Bíblica do Brasil, SP, 2010.

SPROUL, Robert Charles. A Bíblia de Estudo de Genebra, “ARA”, Sociedade Bíblica do Brasil, SP, 1995.

É VERDADE QUE O CRENTE GANHA ALMAS?


É verdade que o crente ganha almas?  

Você apresentou um ponto de vista interessante sobre a ideia de "ganhar almas" no contexto cristão. De fato, a Bíblia aborda essa questão de diversas maneiras e, em muitos casos, enfatiza que a conversão e a salvação são atos que dependem da obra do Espírito Santo. Aqui estão alguns pontos-chave relacionados ao seu argumento:

  1. Papel do Espírito Santo: A Bíblia ensina que a conversão e a salvação são ações realizadas pelo Espírito Santo. João 16:8-9 destaca que o Espírito Santo convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Ninguém pode vir a Jesus a menos que o Pai o atraia (João 6:44, 65). Isso ressalta que a principal ação de convencer e salvar almas é divina.

  2. Paulo e a Pregação: Paulo enfatizou a importância de pregar o Evangelho e ensinar as Escrituras. Ele não se vangloriou de "ganhar almas" por sua própria sabedoria, mas reconheceu que a eficácia vinha da demonstração do Espírito e do poder (1 Coríntios 2:4-5). Ele se via como um instrumento nas mãos de Deus.

  3. O Papel do Crente: Embora o Espírito Santo seja o agente principal na conversão, os crentes têm um papel significativo ao compartilhar a mensagem do Evangelho. Isso é expresso no mandamento de Jesus em Marcos 16:15-18, onde Ele instrui os discípulos a pregar o Evangelho. Isso não significa que os crentes estão "ganhando almas" por seus próprios méritos, mas que estão sendo obedientes à missão dada por Cristo.

  4. Entendimento Contextual: É crucial entender o contexto e a ênfase de cada passagem bíblica. Por exemplo, Provérbios 11:30 destaca a influência sábia de uma pessoa na vida dos outros, não necessariamente a salvação eterna.

No final das contas, a conversão e a salvação são atos divinos, mas Deus frequentemente usa crentes como instrumentos para compartilhar a mensagem do Evangelho. A ideia de "ganhar almas" deve ser vista em um contexto de humildade, reconhecendo que é Deus quem realiza a obra principal da salvação. Portanto, os crentes podem compartilhar o Evangelho, mas a salvação em si é obra do Espírito Santo.

 

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