CONDUTA CRISTÃ Nona Parte

Tema: NÃO DEIXE O PECADO TOMAR DOMINO SOBRE VOS.

O QUE É PECADO?

É a falta de conformidade com a lei de Deus, seja em estado, disposição ou conduta. A Bíblia utiliza vários termos para indicar isso. A Bíblia utiliza diferentes termos, como pecado {Sl 51.2; Rm 6.2}, transgressão {Hb 2.2}, Quebra de lei {Sl 51.1; Hb 2.2}, pecado {Sl 51.2; Mt 7.23}, ato malévolo, maldade, atitude maligna {Pv 17.11; Rm 1.29}, desvio moral {/ RA Pv 6.14; At 3.26}, desobediência, rebeldia {1Sm 15.23; Jr 14.7}, ilusão {Sf 1.9; 2Ts 2.10}, falta de justiça {Jr 22.13; Rm 1.18}, equívoco, falha {Sl 19.12; Rm 1.27}, falta de piedade {Pv 8.7; Rm 1.18}, desejo desenfreado { RA Is 57.5; 1Jo 2.16}, corrupção moral, degeneração {RA Ez 16.27,43,58}. O pecado afeta toda a humanidade, desde Adão e Eva (Gn 3; Rm 5.12). A consequência do pecado é a morte física, espiritual e eterna (Rm 6.23). Aqueles que se aproximam de Cristo, o Salvador, escapam da morte espiritual e eterna (Rm 3.21-8.39). A incredulidade é o pecado sem perdão (Mt 12.31-32). (BÍBLIA3.0, 2001).

O comentarista da bíblia de estudo Pentecostal STAMPS, (1995, p. 491) disse que O Novo Testamento utiliza várias palavras em grego para descrever o pecado em suas diversas facetas.

As mais importantes são: (a) Hamartia, que quer dizer "cometer um erro", "praticar o mal", "pecar contra Deus (Jo 9.41). (b) Adikia é também o pecado como um poder que atua sobre a pessoa, escravizando-a e enganando-a. (1.18; 1 Jo 5.17). (b) Adikia é também o pecado como poder, agindo na pessoa, para escravizar e enganar (5.12; Hb 3.13). (c) Anomia, que denota a "ilegalidade", a "iniquidade" e a "rebeldia contra a Lei de Deus" (v. 19; 1 Jo 3.4). (d) Apistia é um termo que denota "descrença" ou "falta de fidelidade". (3.3; Hb 3.12).

Hamartia, um termo grego que significa "transgredir", "praticar o mal" ou "pecar contra Deus" (João 9.41), é um conceito que tem sido discutido ao longo da história. Na tragédia grega, a hamartia refere-se ao erro trágico cometido pelo protagonista, que leva à sua queda ou destruição. Este conceito tem sido amplamente explorado na literatura e na filosofia, levando a reflexões sobre a natureza humana e a moralidade. A hamartia serve como um lembrete da fragilidade humana e da necessidade de autoconhecimento e responsabilidade moral.

Adikia, que significa "iniquidade", "maldade" ou "injustiça", é um termo grego que aparece na Bíblia, mais especificamente em 1.18 e 1 João 5.17. Este termo refere-se a ações ou comportamentos que vão contra a justiça, a equidade e a retidão. Na sua essência, adikia representa tudo o que é contrário aos princípios morais e éticos, sendo considerado como um pecado ou transgressão perante Deus. É importante combater a adikia e promover a justiça e a bondade, para que a sociedade possa viver em harmonia e paz.

Adikia é, também, o pecado como poder, agindo na pessoa, para escravizar e enganar (5.12; Hb 3.13). Isso significa que o pecado não é apenas uma ação isolada, mas sim um poder que influencia e controla a vida das pessoas. Ele tem o poder de escravizar e enganar, levando as pessoas a cometerem atos que vão contra seus princípios e valores. É importante reconhecer esse poder do pecado e buscar maneiras de resistir a ele, a fim de vivermos de acordo com o que é correto e justo.

Anomia, que denota a "ilegalidade", a "iniquidade" e a "rebeldia contra a Lei de Deus" (v. 19; 1 Jo 3.4), é um termo que descreve a falta de conformidade com as leis divinas e a desobediência aos mandamentos de Deus. A anomia representa uma atitude de desrespeito e rebelião contra a ordem estabelecida por Deus, resultando em comportamentos contrários à vontade divina. Aqueles que vivem na anomia estão em oposição à justiça e à retidão, colocando-se em um estado de transgressão e desobediência. Este conceito nos lembra da importância de viver em conformidade com os princípios divinos e da necessidade de buscar a orientação e a graça de Deus para viver uma vida de obediência e retidão.

Apistia, que indica "incredulidade" ou "infidelidade", é um termo que pode ser encontrado na Bíblia, mais especificamente em Hebreus 3:12, onde é mencionado como um alerta para aqueles que podem se desviar da fé. A apistia pode ser entendida como a falta de fé ou confiança em Deus, resultando em infidelidade para com Ele. É importante reconhecer a gravidade desse estado e buscar a restauração da fé, a fim de viver em comunhão e fidelidade com Deus.

1 PECADO DO CORPO

Romanos 6.12-13NTLH: "Assim, [ISTO É, Conclusão] não permitam que o pecado domine o corpo mortal de vocês e os levem a obedecer aos desejos pecaminosos da natureza humana". (NTLH, 2005)

Verso (13) "E também não entreguem nenhuma parte do corpo de vocês ao pecado, para que ele a utilize para praticar o mal. [...]". NA Versão (BM) "O pecado não pode mais ditar as regras da vida de vocês. Afinal, vocês não estão mais vivendo sob a velha tirania: estão vivendo na liberdade de Deus", (Peterson, 2016).

Na bíblia (TEB) no rodapé do comentário no verso (12) ele disse: ”É um imperativo: não um a aspiração, mas um a exigência.” (Autores, 1994).

Na bíblia católica no rodapé José Raimundo Vidigal comentando o verso 15 ele disse: “a graça não dá licença para pecar; ao contrário, capacita para submeter o pecado. (ALONSO, 1996, p. 471) O próprio católico entende que não devemos dá lugar a pecado.  (Autores, 1994).

A bíblia de Estudo da Reforma relatou Lutero no comentando do verso (15) ele disse: “onde não existe a lei de Deus, a razão humana em sua totalidade é tão cega que não é capaz de reconhecer o pecado.“ (Lutero, 2016).

Na bíblia (TEB) no rodapé comentando o verso (13) disse: “Enquanto o corpo mortal não tiver revestido a imortalidade (cf. 1Co 15.54), o cristão conserva um a tendência ao pecado (cf. Gl 5.14-16); mas. pela graça de Cristo, ele pode doravante triunfar dela”. (Autores, 1994). E STAMPS, (1995, p. 492) diz: “Pelo fato de o pecado ter sido destronado, devemos resistir continuamente ao seu assédio para reconquistar o seu antigo controle. Sabendo que o pecado procura reinar, mormente através dos desejos da carne”. quando Paulo Expressa “Considerai-vos monos para o pecado" significa que devemos considerar nossa natureza antiga e pecaminosa como morta e indiferente ao pecado. (Bíblia Ap.Pessoal, 2010, p. 1562).

Como relator Shedd: "Esta passagem faz uma analogia entre a redenção e o mercado de escravos tão comum nos tempos do Novo Testamento. O escravo está obrigado a servir o seu mestre até à morte. Uma vez falecido, o dono já não tem mais controle sobre ele. É igual com o cristão. O seu velho dono, o pecado, não tem mais direito sobre ele uma vez que já morreu com Cristo (vv. 3, 4)." (Shedd, 1998).

Então! Temos que banir todas às praticas do pecado mencionado no inicio (O QUE É PECADO).

A lei não é má, ele nos mostra o pecado. Como Relata na Bíblia Aplicação Pessoal “A lei não justificava nem ajudava a vencer o pecado.” (Bíblia Ap.Pessoal, 2010, p. 1562), e disse MACARTHUR, (2010) verso 12 do capítulo 6 de Romano: “O fato de a lei revelar, excitar e condenar o pecado, trazendo a morte ao pecador, não significa que a lei é má (cf. v. 7). Ao contrário, a lei é um reflexo perfeito do caráter santo de Deus”. E com Cristo “Com Cristo, Ele é o nosso Mestre e nos capacita a praticar o bem, não o mal..” (Bíblia Ap.Pessoal, 1994, p. 1562).

Bibliografia

ALONSO, S. L. (1996). Bíbliado Peregrino. (J. R. Vidigal, Trad.) São Paulo: Paulina.

AUTORES, D. (2010). Comentário do Novo Testamento - Aplicação Pessoal (2ª ed., Vol. II). (D. Riba, Trad.) Rio de Janeiro: CPAD.

AUTORES, V. (1994). BÍBLIA Tradução Ecumênica. SÃO PAULO: LOYOLA.

BÍBLIA3.0. (2001). Bíblia Online 3.0. SP: SBB.

LUTERO, B. S. (2016). bíblia com reflexões de Lutero. SP: SBB.

MACARTHUR, J. (2010). Bíblia de Estudo MacArthur. SP: Sociedade Bíblica do Brasil.

NTLH. (2005). Bíblia de Estudo. SP: Sociedade Bíblica do Brasil .

PETERSON, E. H. (2016). Bíblia A Mensagem - em Linguagem Contemporânea . São Paulo.: Editora Vida.

SHEDD, R. P. (1998). Bíblia de Estudo Shedd. BARUERI - SP: SBB.

STAMPS, D. C. (1995). Comentarista de notas da Biblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD.

 

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