O QUE É PECADO?
É a falta de conformidade com a lei de
Deus, seja em estado, disposição
ou conduta. A Bíblia utiliza vários termos para indicar isso. A Bíblia utiliza
diferentes termos, como pecado {Sl 51.2; Rm 6.2}, transgressão {Hb 2.2}, Quebra
de lei {Sl 51.1; Hb 2.2}, pecado {Sl 51.2; Mt 7.23}, ato malévolo, maldade,
atitude maligna {Pv 17.11; Rm 1.29}, desvio moral {/ RA Pv 6.14; At 3.26},
desobediência, rebeldia {1Sm 15.23; Jr 14.7}, ilusão {Sf 1.9; 2Ts 2.10}, falta
de justiça {Jr 22.13; Rm 1.18}, equívoco, falha {Sl 19.12; Rm 1.27}, falta de
piedade {Pv 8.7; Rm 1.18}, desejo desenfreado { RA Is 57.5; 1Jo 2.16},
corrupção moral, degeneração {RA Ez 16.27,43,58}. O pecado afeta toda a
humanidade, desde Adão e Eva (Gn 3; Rm 5.12). A consequência do pecado é a
morte física, espiritual e eterna (Rm 6.23). Aqueles que se aproximam de
Cristo, o Salvador, escapam da morte espiritual e eterna (Rm 3.21-8.39). A
incredulidade é o pecado sem perdão (Mt 12.31-32).
O
comentarista da bíblia de estudo Pentecostal STAMPS,
(1995, p. 491) disse que O Novo Testamento utiliza várias palavras em
grego para descrever o pecado em suas diversas facetas.
As mais importantes são: (a) Hamartia, que quer dizer "cometer um erro", "praticar o mal", "pecar contra Deus (Jo 9.41). (b) Adikia é também o pecado como um poder que atua sobre a pessoa, escravizando-a e enganando-a. (1.18; 1 Jo 5.17). (b) Adikia é
também o pecado como poder, agindo na pessoa, para escravizar e enganar (5.12;
Hb 3.13). (c) Anomia, que denota a "ilegalidade", a
"iniquidade" e a "rebeldia contra a Lei de Deus" (v. 19; 1
Jo 3.4). (d) Apistia é um termo que denota "descrença" ou "falta de fidelidade". (3.3; Hb 3.12).
Hamartia,
um termo grego que significa "transgredir", "praticar o
mal" ou "pecar contra Deus" (João 9.41), é um conceito que tem
sido discutido ao longo da história. Na tragédia grega, a hamartia refere-se ao
erro trágico cometido pelo protagonista, que leva à sua queda ou destruição.
Este conceito tem sido amplamente explorado na literatura e na filosofia, levando
a reflexões sobre a natureza humana e a moralidade. A hamartia serve como um
lembrete da fragilidade humana e da necessidade de autoconhecimento e
responsabilidade moral.
Adikia,
que significa "iniquidade", "maldade" ou
"injustiça", é um termo grego que aparece na Bíblia, mais
especificamente em 1.18 e 1 João 5.17. Este termo refere-se a ações ou
comportamentos que vão contra a justiça, a equidade e a retidão. Na sua
essência, adikia representa tudo o que é contrário aos princípios morais e
éticos, sendo considerado como um pecado ou transgressão perante Deus. É
importante combater a adikia e promover a justiça e a bondade, para que a
sociedade possa viver em harmonia e paz.
Adikia
é, também, o pecado como poder, agindo na pessoa, para escravizar e enganar (5.12;
Hb 3.13). Isso significa que o pecado não é apenas uma ação isolada, mas sim um
poder que influencia e controla a vida das pessoas. Ele tem o poder de
escravizar e enganar, levando as pessoas a cometerem atos que vão contra seus
princípios e valores. É importante reconhecer esse poder do pecado e buscar
maneiras de resistir a ele, a fim de vivermos de acordo com o que é correto e
justo.
Anomia,
que denota a "ilegalidade", a "iniquidade" e a
"rebeldia contra a Lei de Deus" (v. 19; 1 Jo 3.4), é um termo que
descreve a falta de conformidade com as leis divinas e a desobediência aos
mandamentos de Deus. A anomia representa uma atitude de desrespeito e rebelião
contra a ordem estabelecida por Deus, resultando em comportamentos contrários à
vontade divina. Aqueles que vivem na anomia estão em oposição à justiça e à
retidão, colocando-se em um estado de transgressão e desobediência. Este
conceito nos lembra da importância de viver em conformidade com os princípios
divinos e da necessidade de buscar a orientação e a graça de Deus para viver
uma vida de obediência e retidão.
Apistia,
que indica "incredulidade" ou "infidelidade", é um termo
que pode ser encontrado na Bíblia, mais especificamente em Hebreus 3:12, onde é
mencionado como um alerta para aqueles que podem se desviar da fé. A apistia
pode ser entendida como a falta de fé ou confiança em Deus, resultando em
infidelidade para com Ele. É importante reconhecer a gravidade desse estado e
buscar a restauração da fé, a fim de viver em comunhão e fidelidade com Deus.
1 PECADO DO CORPO
Romanos
6.12-13NTLH: "Assim, [ISTO É,
Conclusão] não permitam que o pecado domine o corpo mortal de vocês e os levem
a obedecer aos desejos pecaminosos da natureza humana". (NTLH, 2005)
Verso
(13) "E também não entreguem nenhuma
parte do corpo de vocês ao pecado, para que ele a utilize para praticar o mal.
[...]". NA Versão (BM) "O
pecado não pode mais ditar as regras da vida de vocês. Afinal, vocês não estão
mais vivendo sob a velha tirania: estão vivendo na liberdade de Deus",
Na
bíblia (TEB) no rodapé do comentário no verso (12) ele disse: ”É um imperativo: não um a aspiração, mas um
a exigência.”
Na
bíblia católica no rodapé José Raimundo Vidigal comentando o verso 15 ele
disse: “a graça não dá licença para
pecar; ao contrário, capacita para submeter o pecado.”
A
bíblia de Estudo da Reforma relatou Lutero no comentando do verso (15) ele disse:
“onde não existe a lei de Deus, a razão
humana em sua totalidade é tão cega que não é capaz de reconhecer o pecado.“
Na
bíblia (TEB) no rodapé comentando o verso (13) disse: “Enquanto o corpo mortal não tiver revestido a imortalidade (cf. 1Co
15.54), o cristão conserva um a tendência ao pecado (cf. Gl 5.14-16); mas. pela
graça de Cristo, ele pode doravante triunfar dela”.
Como
relator Shedd: "Esta passagem faz uma analogia entre a redenção e o mercado de escravos tão comum nos tempos do Novo Testamento. O escravo está obrigado a servir o seu mestre até à morte. Uma vez falecido, o dono já não tem mais controle sobre ele. É igual com o cristão. O seu velho dono, o pecado, não tem mais
direito sobre ele uma vez que já morreu com Cristo (vv. 3, 4)."
Então!
Temos que banir todas às praticas do pecado mencionado no inicio (O QUE É PECADO).
A
lei não é má, ele nos mostra o pecado. Como Relata na Bíblia Aplicação Pessoal “A lei não justificava nem ajudava a vencer
o pecado.” (Bíblia Ap.Pessoal, 2010, p.
1562), e disse MACARTHUR, (2010)
verso 12 do capítulo 6 de Romano: “O fato
de a lei revelar, excitar e condenar o pecado, trazendo a morte ao pecador, não
significa que a lei é má (cf. v. 7). Ao contrário, a lei é um reflexo perfeito
do caráter santo de Deus”. E com Cristo “Com Cristo, Ele é o nosso Mestre e nos capacita a praticar o bem, não o mal..”
(Bíblia Ap.Pessoal, 1994, p. 1562).
Bibliografia
ALONSO, S. L. (1996). Bíbliado Peregrino. (J.
R. Vidigal, Trad.) São Paulo: Paulina.
AUTORES,
D. (2010). Comentário do Novo Testamento - Aplicação Pessoal (2ª ed.,
Vol. II). (D. Riba, Trad.) Rio de Janeiro: CPAD.
AUTORES,
V. (1994). BÍBLIA Tradução Ecumênica. SÃO PAULO: LOYOLA.
BÍBLIA3.0.
(2001). Bíblia Online 3.0. SP: SBB.
LUTERO,
B. S. (2016). bíblia com reflexões de Lutero. SP: SBB.
MACARTHUR,
J. (2010). Bíblia de Estudo MacArthur. SP: Sociedade Bíblica do
Brasil.
NTLH.
(2005). Bíblia de Estudo. SP: Sociedade Bíblica do Brasil .
PETERSON,
E. H. (2016). Bíblia A Mensagem - em Linguagem Contemporânea . São
Paulo.: Editora Vida.
SHEDD,
R. P. (1998). Bíblia de Estudo Shedd. BARUERI
- SP: SBB.
STAMPS, D. C. (1995). Comentarista de notas da
Biblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD.
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